×
Loading ...

Como fazer uma caixa de compostagem

À primeira vista, a compostagem na cozinha pode parecer impossível, mas você pode fazer isso de forma rápida e barata, com a ajuda de minhocas de compostagem. Com um grande apetite para detritos orgânicos, essas minhocas comem restos de comida, e os processam em fezes ricas em nutrientes (tecnicamente chamada de vermicomposto) que podem ser utilizadas como fertilizante ou para o enriquecimento do solo do seu jardim ou quintal. Procure por minhocas da espécie Eisenia foetida, também chamadas de minhocas vermelhas, em lojas de jardinagem.

Instruções

Minhocas de compostagem se alimentam de resíduos de frutas como a casca de melão (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça buracos no fundo e nos lados da caixa para promover o fluxo de ar e evitar que o líquido se acumule na caixa de compostagem. Crie os furos de drenagem martelando um prego no recipiente ou perfurando com uma broca de 0,62 cm. Faça entre 10 a 15 orifícios de drenagem na parte inferior e de 25 a 30 orifícios nos lados da caixa.

    Loading...
  2. Rasgue jornal velho e papelão fino em pedaços de 2,5 cm e polvilhe-as na parte inferior da caixa de compostagem, enchendo a metade inferior da caixa com o papel. Umedeça o material com borrifadas de água, utilizando apenas o suficiente para umedecer o jornal. Mexa o material com a mão para afofá-lo e aumentar a circulação de ar.

  3. Coloque as minhocas na caixa de compostagem. Use cerca de 500 gramas (cerca de 1.000 minhocas) para consumir 1,36 kg de compostos por semana. Cubra a caixa de compostagem frouxamente com a tampa de plástico e coloque-a sob sua pia da cozinha ou em um local escuro e fora da área de circulação em sua cozinha ou dispensa. Coloque a caixa de compostagem em cima de uma bandeja de plástico ou de metal para recolher o excesso de umidade que pode escorrer da parte inferior da caixa.

  4. Coloque restos de alimentos em sua caixa de compostagem uma vez a cada 4 a 7 dias. Enterre frutas, vegetais e restos de comida leve, como banana e cascas de batata, morangos podres e pão amanhecido, entre 7,5 e 10 cm de profundidade. Também enterre resíduos biodegradáveis​​, como guardanapos usados, toalhas de papel, borra de café e saquinhos de chá. Alterne os pontos da caixa de compostagem quando você for adicionar os restos de comida, dando às minhocas mais tempo para consumir os restos antigos.

Loading...

Dicas

  • Escolha uma caixa de tamanho adequado para processar a quantidade de resíduos com que você planeja alimentar as minhocas. Reserve 900 cm² de espaço para cada 0,5 kg de restos que você deseja colocar na caixa por semana. Por exemplo: se você produz cerca de 1kg de restos de comida por semana, use uma caixa com superfície de 1800 cm² como uma caixa de 30 por 60 cm.
  • Limpe sua caixa a cada 8 a 10 semanas. Reponha o papel e os restos de comida.

Aviso

  • Nunca coloque produtos derivados de carne em sua caixa. Esses materiais demoram para entrar em decomposição e podem produzir odores que vão atrair roedores e insetos para o espaço.

O que você precisa

  • Recipiente de armazenamento de plástico, em cor escura e com tampa
  • Prego e martelo ou furadeira com broca de 0,62 cm
  • Jornal velho e papelão
  • Água
  • Minhocas vermelhas
  • Restos de comida

Referências

Loading ...
Loading ...