Como fazer uma caixa para um jogo de tabuleiro

••• Photodisc/Photodisc/Getty Images

Você pode fazer uma caixa para um jogo de tabuleiro se a original estiver desgastada ou se você mesmo tiver criado o jogo e quiser guardá-lo. O papelão liso, mais grosso do que o papel comum porém mais fino do que o papelão ondulado, serve bem para a maioria das caixas. É possível achar papelão branco ou colorido em lojas de produtos artesanais ou em lojas de variedades.

Passo 1

Meça o comprimento e a largura do tabuleiro dobrado ou da maior peça do jogo. Adicione aproximadamente de 1 cm a 3 cm a cada uma das medidas para sobrar espaço.

Passo 2

Decida qual a altura você precisará ter na caixa. A maioria delas possuem aproximadamente de 4 cm a 5 cm, mas outras precisam ser maiores por causa de peças grandes.

Passo 3

Dobre a altura da caixa e adicione este valor ao comprimento e à largura.

Passo 4

Corte um pedaço de papelão do tamanho das medidas calculadas no Passo 3. Se o papelão não tiver o tamanho suficiente, você pode precisar juntar dois pedaços separados.

Passo 5

Use a régua para desenhar um quadrado de lado igual à altura da caixa em cada extremidade do papelão e corte fora cada um deles. As áreas entre os quadrados formarão a lateral da caixa.

Passo 6

Dobre para cima os lados da caixa. Você pode precisar marcar o papelão com a tesoura para poder dobrá-lo mais facilmente.

Passo 7

Use a fita adesiva para juntar as extremidades por dentro e por fora.

Passo 8

Repita os Passos de 1 a 7 para fazer outra caixa que servirá de tampa. Ela deve ser aproximadamente 0,5 cm mais larga.

Passo 9

Decore a tampa usando as canetas hidrocores ou faça um desenho no computador, imprima-o e use a fita adesiva para colá-lo na tampa. Coloque o nome do jogo na frente e nas laterais da caixa.

Mais recentes

×