Como calcular a amplitude de uma classe?

••• Diagram image by MichaÅ‚owski Dominik from Fotolia.com

Uma distribuição de frequência é uma tabela de dados detalhando a frequência com que certas características aparecem em uma amostra da população. Por exemplo, você poderia fazer uma distribuição de frequência das alturas dos jogadores de basquete da liga principal. Após a coleta da altura de cada membro da população da amostra (o número de jogadores), você iria construir a tabela, o que inclui a amplitude da classe. A amplitude da classe é o intervalo de valores de dados em cada seção do seu gráfico. Neste exemplo você pode ter uma amplitude de classe de 1,50 a 1,75 m, o próximo de 1,76 a 2 m e assim por diante, para quantas classes você quiser na sua distribuição de frequência. Há um método matemático para determinar o intervalo de valores para as amplitudes de classes.

Passo 1

Determine o maior valor em seu conjunto de dados da amostra. Para o exemplo de alturas de jogadores de basquete seria a altura do jogador mais alto.

Passo 2

Determine o menor valor em seu conjunto. Neste exemplo, seria a altura do jogador mais baixo.

Passo 3

Subtraia o valor menor do valor maior. Neste exemplo, subtraia a altura do menor jogador da altura do maior.

Passo 4

Divida a diferença entre as alturas do jogador mais baixo e do mais alto pelo número de classes que você deseja ter em sua distribuição de frequência. Por exemplo, se quiser fazer uma distribuição de frequência com cinco classes, divida a diferença por cinco. Quanto maior a amplitude dos valores dos seus dados, mais classes você deve ter.

Passo 5

Arredonde o dividendo para o próximo número inteiro. Se o seu dividendo for de 11,4, arredonde para 12. Note que este não é o mesmo que as regras normais de arredondamento. Este número é a amplitude de classe.

Mais recentes

×