Estilos para o arremesso de peso
Black 100/Photodisc/Getty Images
O arremesso de peso já foi um evento reservado a atletas grandes e musculosos, que não tinham coordenação suficiente para competir no arremesso de disco. Hoje, devido ao aumento da ênfase na parte técnica, este esporte não é dominado simplesmente por gigantes, mas por atletas rápidos e explosivos que alcançam a vitória devido à técnica. Você pode arremessar o peso de quatro formas básicas, com cada nova técnica exigindo mais coordenação e atletismo para ser executada em relação à técnica anterior. O arremesso de força é a técnica mais básica, e cada um dos outros estilos é desenvolvido para gerar um grande momento antes de se chegar à posição para completar um arremesso básico por força.
Arremesso de força
Black 100/Photodisc/Getty Images
O arremesso de força é a técnica mais básica. Ficando em pé na frente do círculo, dobre os joelhos e gire o tronco, dando as costas para o lado do arremesso. Ao passo que você explode com as pernas, rotacione a parte superior do corpo violentamente, mantendo o peito voltado para cima em um ângulo de 45 graus. Arremesse o peso para fora com o cotovelo para cima. Enquanto o braço estica, solte o peso. O polegar deve sempre apontar para baixo para evitar lesões no cotovelo. Enquanto você se move para cima e para fora, pule de forma que os quadris rotacionem completamente. O pé de trás irá atingir o chão no lugar de onde o pé da frente saiu, e você agora estará olhando para o lado oposto do início do movimento. Pule no seu pé de trás até se equilibrar no meio do círculo.
Deslizamento
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
As técnicas de deslizamento são quase idênticas ao arremesso de força. Porém, ao invés de iniciar o movimento do início do círculo, você irá iniciar no parte de trás do círculo e cruzar o círculo até sua frente. A chave desta técnica é manter uma postura adequada enquanto atravessa o círculo. Se perder a flexão do joelho ou permitir que o peito se volte para baixo cedo demais, você perde energia potencial antes do arremesso. Os movimentos devem ser rápidos pois esta velocidade irá gerar mais momento para o arremesso. Finalmente, enquanto você está se movendo para frente, pule saindo totalmente do chão no momento do arremesso para permitir que os quadris rotacionem completamente, caindo no seu pé de trás no margem frontal do círculo de arremesso. Você provavelmente precisará rotacionar em um círculo enquanto pula com seu pé de trás, diminuindo o momento, até readquirir o equilíbrio.
Planar
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Uma das técnicas mais avançadas, planar, requer muito equilíbrio e coordenação. Inicie o movimento com as costas para o campo de arremesso e todo o seu peso no pé direito se você não for canhoto. Dobre a perna esquerda, puxando o pé sob você sem tocar o chão. Chute para trás com a perna esquerda enquanto estica a sua perna direita, cruzando o círculo. Quando seu pé direito atingir o chão no meio do círculo, comece a inclinar o peso para frente. Quando seu pé esquerdo tocar o chão na frente do círculo, você estará no ponto de início para o arremesso de força e poderá executar o restante do movimento.
Girar
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
De longe, a técnica mais avançada é o giro. Uma vez que o círculo de arremesso de peso é menor que o de disco, todos os seus movimentos devem ser menos amplos. Iniciando com as costas para o campo de arremesso e ambos os pés sob você na largura dos ombros, gire sobre o ombro esquerdo, movendo o pé direito em círculo e colocando-o no meio do círculo com os dedos apontando no sentido oposto do campo de arremesso. Dobre os quadris rapidamente, gerando muito momento, colocando o pé esquerdo na frente do círculo. Neste momento você estará no ponto inicial do arremesso de força. Quando termina o arremesso, seu momento irá levá-lo ao lado esquerdo do círculo. Você deve pular com o pé de trás enquanto seu corpo continua a rotacionar até o momento diminuir e você readquirir o equilíbrio.
Referências
- Complete Book of Throws; Jay Silvester; 2003 [em inglês]
- 101 Shotput Drills; Rob Lasorsa; 2008 [em inglês]
Sobre o Autor
JR Landry began writing professionally in 2010 for various websites. He has extensive experience in sports writing, most notably on football and strength training. Landry began a teaching career after earning his Bachelor of Arts in English from Austin College.
Créditos Fotográficos
Black 100/Photodisc/Getty Images