Como calcular a carga formal do CoCl2
molecules of the chemical formula image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com
Ao se determinar a carga formal de uma molécula como o CoCl2 (gás fosgênio), é necessário saber o número de elétrons na camada de valência de cada átomo e a estrutura de Lewis da molécula.
Número de elétrons na camada de valência
Step 1
Procure cada átomo na tabela periódica dos elementos para determinar o número de elétrons na camada de valência.
Step 2
Lembre-se de que dois elétrons estão no primeiro subnível s, dois estão no segundo subnível s, seis elétrons no primeiro subnível p, etc. Lembre-se: 1s(^2)2s(^2)2p(^6)3s(^2)3p(^6).
Step 3
Acerte a carga. Se a molécula for um íon, adicione ou subtraia um ou mais elétrons do total para chegar à carga final.
Step 4
Para o CoCl2 (gás fosgênio): C = 4; O = 6; Cl = 7. A molécula não é ionizada e tem carga neutra. Por isso, o número total de elétrons na camada de valência é 4 + 6 + (7x2) = 24.
Estrutura de Lewis
Step 1
Veja o diagrama da estrutura de Lewis do CoCl2 (gás fosgênio). A estrutura de Lewis representa a estrutura mais estável e provável para a molécula. Átomos são puxados com elétrons de valência pareados; ligações são formadas entre elétrons livres para satisfazer a regra do octeto.
Step 2
Desenhe cada átomo e seus elétrons de valência e depois forme ligações de acordo com a necessidade.
Step 3
Os átomos do cloreto compartilham ligações simples com a molécula de carbono, enquanto o átomo de oxigênio forma ligação dupla com o carbono. Cada átomo na estrutura final satisfaz a regra do octeto e tem oito elétrons na camada de valência, permitindo estabilidade molecular.
Carga formal de cada átomo
Step 1
Conte os pares livres de elétrons de cada átomo na estrutura de Lewis. A cada átomo designe um elétron de cada ligação da qual ele participa. Some esses números. No CoCl2: C = 0 pares livres mais 4 elétrons de ligações = 4 elétrons. O = 4 elétrons de pares livres mais 2 elétrons de ligações = 6 elétrons. Cl = 6 elétrons de pares livres mais um elétron de uma ligação com C = 7 elétrons.
Step 2
Subtraia a quantia do número de elétrons na camada de valência no átomo não ligado. O resultado é a carga formal para cada átomo. No CoCl2: C = 4 elétrons de valência (ev) no átomo não ligado menos 4 elétrons designados na estrutura de Lewis (LS) = 0 carga formal O = 6 ev - 6 LS = 0 carga formal Cl = 7 ev - 7 LS = 0 carga formal
Step 3
Ao escrever, coloque essas cargas perto dos átomos na estrutura de Lewis. Se no total a molécula tiver uma carga, coloque a estrutura de Lewis entre parênteses com a carga escrita do lado de fora no canto superior direito.
Mais Artigos
Referências
Advertência
- O cálculo da carga formal para moléculas contendo metais de transição pode ser traiçoeiro. O número de elétrons na camada de valência para metais de transição serão aqueles fora do padrão dos gases nobres.
Sobre o Autor
Carla Boulianne is an evolutionary biologist by training and freelance writer by passion. In addition to writing for Demand Studios and eHow, she is feature writer for Parenting a Gifted Child at Suite101.com. She thrills in exploring new topics through extensive research.
Créditos Fotográficos
molecules of the chemical formula image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com