Como calcular ângulos de ligação

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ângulos de ligação se referem aos ângulos criados na formação de compostos moleculares. Quando eles são criados, uma variedade de ângulos são possíveis, baseados na orientação dos átomos e elétrons. Dessa forma, a geometria molecular é importante para o valor dos ângulos. Os tipos padrão de formas moleculares criadas quando pares solitários de elétrons não estão presentes no átomo central são: linear, triangular plana, tetraédrico, triangular piramidal e octaédrico. Pode-se calcular o ângulo de ligação baseado na forma da molécula.

Passo 1

Analise a fórmula do composto molecular e desenhe a estrutura de Lewis ao colocar o átomo apropriado no centro e contar o número de elétrons de valência. Pode-se de fazer as ligações duplas, triplas e simples apropriadas dependendo do número de elétrons necessários para a estrutura.

Passo 2

Aplique o método de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência à estrutura de Lewis. Para usar esse princípio, é preciso contar o número de pares de elétrons. Isso inclui tanto os pares solitários quanto os ligados. No modelo, as ligações duplas e triplas podem ser tratadas como ligações simples.

Passo 3

Diferencie o número de pares de ligação do número de pares solitários. Se a estrutura molecular não tiver pares solitários, então ela é linear, triangular, planar, tetraédrico, triangular piramidal e octaédrico. Uma forma linear tem dois pares de ligação e um ângulo de 180º. Uma ligação triangular plana tem três ligações e um ângulo de 120º. Uma forma tetraédrica possui quatro ligações e um ângulo de 109,5º. Uma forma triangular piramidal possui cinco ligações a 120º entre as ligações equatoriais, e 90º entre as ligações axiais. Uma forma octaédrica possui seis ligações e ângulos de ligação de 90º.

Passo 4

Determine se a molécula possui ou não ligações solitárias. Se ela tiver, conte primeiro o número de ligações. Isso indicará a geometria geral, enquanto que o número de pares solitários indicará a geometria molecular. Dessa forma, uma molécula com dois pares de ligação e um par solitário possui uma forma triangular plana. Ela possui ângulos de ligação de menos de 120º. Uma molécula com três pares de ligações e um par solitário tem a forma tetraédrica piramidal, e uma com dois pares de ligação e dois solitários é tetraédrica dobrada. Ambas as formas possuem ângulos de ligação de menos de 109,5º. Uma molécula com quatro pares de ligação e um par solitário é triangular piramidal com geometria em T e ângulos de ligação de menos de 90º. Uma molécula com dois pares de ligação e três pares solitários tem uma forma triangular bipiramidal linear e um ângulo de 180º no plano axial. Uma molécula com cinco pares de ligações e um par solitário tem forma octaédrica piramidal quadrada e ângulos de menos de 90º. Uma molécula com quatro pares de ligações e dois pares solitários tem forma octaédrica plana quadrada e ângulos de menos de 90º

Mais recentes

×