Como saber se um elemento tem uma carga positiva ou negativa

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Embora os elementos não tenham uma carga elétrica, seus íons podem ter uma carga positiva ou negativa. Isso ocorre porque eles têm o mesmo número de elétrons e prótons, compensando assim as cargas que as duas partículas produzem. No entanto, quando um elemento se ioniza, ele ganhará ou perderá elétrons. A tabela periódica organizou esses elementos de tal forma que é muito simples ver se o íon de um deles tem uma carga positiva ou negativa.

Passo 1

Entenda porque alguns elementos perdem elétrons e outros ganham quando são ionizados. Eles são mais estáveis quando a camada mais externa armazena o máximo de elétrons possível. Se for mais fácil para um elemento perder elétrons para obter uma camada externa completa, ele o fará quando ionizar. O oposto acontece se for mais fácil para um elemento ganhar elétrons para preencher a sua camada externa.

Passo 2

Observe a tabela periódica. A maioria dos elementos dos Grupos (colunas) 1, 2, 3 e 14 tem uma carga positiva quando ionizada. Isso acontece porque eles precisam perder menos elétrons do que precisam receber para ter uma camada de valência (externa) completa. Portanto, é mais fácil para eles perderem elétrons, que têm uma carga negativa. Como há mais prótons com cargas positivas do que elétrons, esses íons terão uma carga positiva. De acordo com o Dixie State College of Utah, os metais de transição, elementos do Grupo 3 ao 12, terão sempre uma carga positiva.

Passo 3

Encontre os íons de carga negativa observando os Grupos 15, 16 e 17 na tabela periódica. A maioria desses elementos ionizará com uma carga negativa porque eles precisam ganhar menos elétrons do que precisam perder a fim de ter uma camada de valência completa. Como esses elementos ganham elétrons, seus íons terão mais elétrons que prótons, dando a eles uma carga negativa.

Passo 4

Cuidado com a variedade de elementos que são exceções ao conselho previamente mencionado. Alguns elementos, como o carbono, nunca formarão íons sozinhos. Portanto, esses íons não têm uma carga. Consulte fontes de referência e livros didáticos para um gráfico de íons abrangente para verificar se o elemento que você está procurando é uma exceção.

Mais recentes

×