×
Loading ...

Como calcular a concentração da solução padrão e diluente

Os laboratórios frequentemente fazem soluções químicas de "estoque". Estas são soluções altamente concentradas onde uma quantidade de químicos por volume é precisamente sabida. Os técnicos então diluem isto variando quantidades a fim de produzir misturas menos concentradas para usar, por exemplo, na calibração de instrumentos. Se você sabe a quantidade de solução padrão e a quantidade de diluente adicionado a ela, pode calcular a concentração da solução padrão diluída resultante. Para fazer isto, usa-se a fórmula padrão C1V1= C2V2, onde C1 e V1 são a concentração e volume padrões e C2 e V2 são a concentração e volume diluídos.

Instruções

Os laboratórios frequentemente usam diluição em série para preparar padrões de calibração (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Adicione o volume de solução padrão que foi usado e o volume de diluente adicionado àquela solução estoque. Este procedimento dá o valor de V2, o volume total final da solução diluída. Por exemplo, se você combinou 25 ml da solução padrão com 225 ml de diluente, você somaria 25 e 225 para obter 250 ml. Note que as unidades devem ser as mesmas para ambos volumes.

    Loading...
  2. Multiplique a concentração da solução padrão pelo volume de solução padrão que foi usado. Este cálculo é equivalente a multiplicar C1 por V1. Se a concentração da solução padrão por exemplo fosse 100 partes por milhão (ppm), o cálculo seria 100 multiplicado por 25 para dar 2.500.

  3. Divida o resultado do cálculo prévio pela combinação do volume padrão e diluente que foi encontrada antes. Você está agora dividindo o produto (C1)(V1) por (V2). O valor obtido é a concentração da solução diluída, C2, nas mesmas unidades que a concentração da solução padrão. No exemplo, você dividiria 2.500 por 250 para obter uma resposta de 10 ppm.

Loading...

Dicas

  • Você pode usar qualquer tipo de unidades que quiser para a concentração neste procedimento. A resposta para a solução diluída sempre será nas mesmas unidades usadas para a concentração da solução padrão.

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...