O sal muda o pH da água?

A relação entre sal e o pH da água

salt image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com

O pH é uma medida da acidez ou alcalinidade de um líquido. Ele possui uma escala de -1 a 14. Literalmente, o pH se refere a concentração de íons de hidrogênio em qualquer solução. Valores baixos de pH estão ligados a altas concentrações de íons de hidrogênio, enquanto valores altos a baixas concentrações. Ácidos têm valores baixos de pH e alcalinos têm valores altos de pH. A escala é baseada na concentração de íons de hidrogênio em água pura, cujo valor na escala é 7. Sete é chamado de base, ou seja, não é nem alcalino nem ácido. Qualquer coisa com um valor abaixo de 7 é acidífero, quanto menor o número, maior a força do ácido. Por exemplo, o ácido estomacal tem valor 2. Qualquer coisa acima de 7 é considerada mais alcalina, como o alvejante, que tem valor 12.

O que é pH?

Quais as propriedades químicas do sal?

O sal é quimicamente conhecido como cloreto de sódio. É um dos compostos minerais mais facilmente encontrado no mundo, com toneladas nos mares. Também é o tempero mais comum em comidas pelo mundo. É necessário para que o corpo funcione normalmente. O potássio de sódio é parte importante do impulso que faz o coração humano bater. Quimicamente falando, ele é um dessecativo. Ele absorve água do que lhe cerca. Entretanto, como ele nem tem nem produz íons de hidrogênio, ele não é nem ácido, nem alcalino. É uma base.

O sal muda o pH da água?

Dependo do pH da água na qual o sal é introduzido. Quimicamente falando, o sal é um composto de base, no meio da escala de ácido-alcalino. Se colocado em água com pH alto, o pH pode ser diminuído até o centro da escala de pH dependendo da quantidade de água que havia e de sal introduzido. Se a água tiver um pH baixo, tornando-a bastante ácida, o sal aumentaria o pH até o centro da escala.

eHow Brasil
×