×
Loading ...

Como calcular densidade do vapor da água

As pessoas estão mais acostumadas a ver a água em seu estado líquido. Provavelmente, a próxima maneira mais comum de observar a água é em seu estado sólido, quando ela aparece como gelo ou flocos de neve. Quando a água está no estado gasoso, é chamada de vapor e é invisível. Nuvens, vapor e névoa são equivocadamente interpretados como vapor, mas são na verdade formas de água em estado líquido. Embora não possamos ver o vapor, é possível medi-lo.

Instruções

Névoa é muitas vezes confundida com vapor de água, que é invisível (mist image by Stuart Corlett from Fotolia.com)
  1. Use uma calculadora para determinar a densidade de vapor de água sob um determinado conjunto de circunstâncias. Encontre as variáveis para a fórmula a seguir, que se baseia na lei dos gases ideais:

    Pw = 0,0022 pw / T

    Loading...
  2. Encontre o valor de pw, que é igual à pressão parcial do vapor de água e é medido por Pa, N/m x m. Determine o valor de T, que é igual à temperatura e é medido em Kelvins. Use esses números para encontrar a densidade do vapor de água, que é medido em kg/m ao cubo. Escreva esses valores em um pedaço de papel e use-os na próxima etapa.

  3. Use uma calculadora para multiplicar o valor que você encontrou para pw por 0,0022. Digite o resultado na calculadora e pressione o botão de divisão ( / ) para dividir o resultado pelo valor encontrado para T. Escreva o resultado, que será igual à densidade do vapor da água, tendo em conta as variáveis que você inseriu.

Loading...

Dicas

  • Use seus cálculos para resolver outros problemas, como uma medição de umidade relativa do ar em um determinado ponto no tempo, que é expressado como o resultado da densidade do vapor de saturação dividida pela densidade do vapor da água multiplicada por 100.

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...