Como calcular o índice de canibalização
Todd Warnock/Lifesize/Getty Images
Se você é dono de uma empresa que está se expandindo através da introdução de novos produtos, então já deve ter ouvido falar do índice de canibalização — a queda na venda de produtos mais antigos devido à introdução de um novo. Afinal, a tendência é que os consumidores procurem produtos superiores, e eles serão atraídos para o seu produto mais recente se este for melhor.
Para que um produto seja bem-sucedido, ele precisa superar o seu índice de canibalização. A canibalização das vendas de seus outros produtos é aceitável, desde que ela canibalize mais dos seus concorrentes, resultando em ganho líquido.
Step 1
Estabeleça um referencial de vendas do seu produto original. Neste exemplo, suponha que sejam vendidas, em média, 5.000 unidades do produto "A" por ano.
Step 2
Introduza o seu novo produto e mantenha um registro de suas vendas por um tempo. Suponha que no ano seguinte à introdução do produto "B" tenham sido vendidas 3.000 unidades.
Step 3
Examine o efeito no seu primeiro produto com relação às suas vendas antes da introdução do segundo. Neste exemplo, suponha que tenham sido vendidas 4.000 unidades do seu primeiro produto no ano seguinte à introdução do segundo.
Step 4
Subtraia as vendas pós-introdução do produto "A" de suas vendas pré-introdução. Neste caso, teríamos 5.000-4.000, o que resultaria em um índice de canibalização de 1.000.
Step 5
Some o total das vendas para examinar o efeito da canibalização. Neste caso, você vendeu 4.000 unidades do produto "A e 3.000 do produto "B" — um total de 7.000. Isto é o bastante para compensar o índice de canibalização, assumindo que ambos os produtos tenham o mesmo custo de produção.
Sobre o Autor
Sam Grover began writing in 2005, also having worked as a behavior therapist and teacher. His work has appeared in New Zealand publications "Critic" and "Logic," where he covered political and educational issues. Grover graduated from the University of Otago with a Bachelor of Arts in history.
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