Como calcular o índice de capacidade geral (GAI) na WISC
Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Determinar o nível de desenvolvimento através do índice de capacidade geral (GAI, sigla em inglês para "General Ability Index"), na escala de inteligência Wechsler para crianças, WISC-III ou WISC-IV (última edição), é mais fácil do que parece. Você não precisa ser um especialista da área para calcular a pontuação, basta apenas ter em mãos o teste WISC realizado pela criança. Para obter a pontuação de GAI é necessário apenas que os subtestes de compreensão verbal e perceptual, que são parte integrante do teste de quociente de inteligência total (QIT) sejam realizados. Esta pontuação é importante porque destaca alguns aspectos da capacidade cognitiva necessária para classificar uma criança desenvolvida ou superdotada. Desse modo, as escolas, muitas vezes, usam esse cálculo para distribuir os estudantes em classes diferentes, de acordo com seu nível de desenvolvimento (como, por exemplo, colocar em uma mesma classe alunos superdotados ou especiais) ou para prever o sucesso acadêmico no futuro.
Pontuação WISC
Step 1
Comstock/Comstock/Getty Images
Depois que a criança concluir todo o teste WISC, calcule as pontuações dos subtestes que determinam a pontuação GAI. As subcategorias incluem itens como a compreensão de vocabulário, semelhanças, cubo, raciocínio matricial e conceitos de imagens.
Step 2
Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images
Some a pontuação obtida no subteste "compreensão de vocabulário", seguindo as instruções do manual WISC. Registre o número de respostas corretas na folha que acompanha o manual.
Step 3
Some a pontuação obtida no subteste "semelhanças", seguindo as instruções do manual. Registre o número de respostas corretas na folha.
Step 4
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Some a pontuação obtida no subteste "cubos", seguindo as instruções do manual. Registre o número de respostas corretas na folha.
Step 5
Some a pontuação obtida no subteste "raciocínio matricial", seguindo as instruções do manual. Registre o número de respostas corretas na folha.
Step 6
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Some a pontuação obtida no subteste "conceitos de imagens", seguindo as instruções do manual. Registre o número de respostas corretas na folha.
Registre a capacidade geral da soma das pontuações escalonadas
Step 1
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Depois de obter a pontuação de cada subteste, some todas as pontuações e registre o total na folha de respostas WISC. O valor obtido será a pontuação bruta GAI, que precisará ser convertido em percentual.
Step 2
Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images
Localize a soma da capacidade geral da tabela de pontuações escalonadas no livro usando o manual WISC. Olhe a tabela no sentido horizontal para obter a pontuação bruta correspondente da criança. Localize a pontuação composta GAI, que acompanha a categoria do percentil e o intervalo de confiança.
Step 3
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Anote a pontuação composta, a categoria do percentil e o intervalo de confiança (90 ou 95%). Com base nesse número, é possível definir o nível de desenvolvimento da criança e distribuí-la para a classe mais apropriada de acordo com seu nível de desenvolvimento.
Mais Artigos
Testes de disgrafia→
Como calcular a pontuação do TOEFL→
Como obter uma quantidade infinita de DP em "Yu-Gi-Oh GX: Duel Academy"→
Como achar o ponto onde a função intercepta o eixo y→
Como contar palavras em arquivos PDF sem usar o Adobe Acrobat→
Como fazer cartões para jogo da memória com palavras e letras para imprimir→
Referências
Recursos
Dica
- Para obter cálculos mais precisos, use uma calculadora para somar as pontuações dos subtestes. Tenha em mente que a pontuação GAI não representa a escala de QI total, ela é apenas um subcomponente que avalia especificamente o raciocínio verbal e perceptual da criança.
Advertência
- É fácil cometer erros ao calcular o GAI na WISC-IV. Confirme os cálculos realizados e as somas escalonadas, antes de informar a pontuação da criança para os profissionais da área da educação ou psicólogos.
Sobre o Autor
Kathryn Wagner currently lives in Uganda. She has more than six years of professional writing experience and her poems and essays have appeared in "Nidus," "the North Dakota Quarterly," "Big City Lit," "Identity Theory" and the "Tucson Weekly." Wagner has a Master of Fine Arts in creative writing from the University of Arizona.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images