×
Loading ...

Como calcular a nota do semestre

Não deve haver nenhum mistério na nota de um curso, especialmente quando há muitos fatores que podem indicar o quão bem o aluno está em uma aula. Não há necessidade de adivinhar e é possível calcular por conta própria a nota do semestre de um curso. Os professores devem divulgar o modo como será determinada a nota final do semestre de um curso em uma orientação ou em um plano de estudos. É possível usar valores de porcentagem que foram atribuídos pelo professor para cada área, como testes, questionários e participação em aula, para aplicá-los em uma fórmula fácil, que ajude a acompanhar o rendimento escolar.

Instruções

É possível obter uma estimativa confiável da nota final do semestre (Ableimages/Photodisc/Getty Images)
  1. Reveja o plano de estudos. Localize a seção do plano onde o professor divulgou as repartições percentuais da nota final a ser determinada. Anote as áreas, como testes, trabalhos em casa, questionários, assiduidade e participação em aula, que contribuirão para a nota final, em termos percentuais.

    Loading...
  2. Determine a média em cada uma das áreas que o professor designou como uma parte da nota final do semestre. As notas de testes, questionários, trabalhos de casa, avaliações, uma prova final e participação em aula podem estar incluídas na nota final. Calcule a média das notas dos testes, por exemplo, somando todas as suas notas e dividindo o resultado pelo número de testes; isso não será necessário para áreas que possuem apenas uma nota, como uma prova final. Além disso, a nota relacionada à participação em aula pode ser um critério do professor no final do semestre e, portanto, não quantificável.

  3. Multiplique cada média ou nota por seu valor percentual, de acordo com o que foi determinado pelo professor do que seria ponderado. Por exemplo, se a prova final valer 50% da nota do semestre e foi recebida uma pontuação de 100% nela, então, multiplique a nota de 100% por 0,50, para obter 50%, que é o valor total com o peso. Continue assim para cada uma das médias calculadas a partir dos passos mencionados acima. Some cada uma das porcentagens finais para obter uma estimativa confiável da nota final do semestre.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...