Como faço para calcular a repetibilidade?

Calcula-se a repetibilidade da medição por meio da análise do desvio padrão dos dados

Michael Hitoshi/Photodisc/Getty Images

Repetibilidade é um termo estatístico que descreve o quão consistente algo é. Ele pode ser usado para descrever a capacidade de um sistema de medida para fornecer o mesmo resultado, nas mesmas circunstâncias, em uma e em outra vez. Determinar a repetibilidade é especialmente importante para os cientistas e engenheiros que precisam de saber se o sistema de medição que eles usam é preciso o suficiente para ser útil. Você mede a repetibilidade através do cálculo do desvio padrão de suas medições e o compará a algum limite acordado. Esta é uma maneira elegante de dizer o quão longe do normal suas medições foram em média. De acordo com o National Institute of Standards and Technology, ao considerar a repetibilidade de um sistema de medição, deve-se ser testada pelo mesmo observador usando o mesmo processo, no mesmo local, e dentro de um curto período de tempo.

Step 1

Calcule a média de seus dados. Para fazer isso, adicione suas medidas e divida-as pelo número de elementos em sua amostra. Por exemplo, se as medições são 1, 2, 2, 3, 2, a média seria de 2 (10 dividido por 5).

Step 2

Calcule a variação de seus dados. Para fazer isso, calcule a diferença de cada um dos resultados a partir da média, eleve ao quadrado cada resultado e estabeleça a média. Por exemplo, se a diferença da média de um conjunto de dados foi 1, 2, -2 e -1, a variância seria de 2,5. Isto é, a média de 1, 4, 4 e 1.

Step 3

Calcule a raiz quadrada da variação. Essa será repetibilidade padrão de desvio dos seus dados. Seguindo nosso exemplo anterior, o desvio padrão deve ser de 1,5811

eHow Brasil
×