Como fazer mostarda escura

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A mostarda escura acrescenta um sabor característico a qualquer tipo de carne, fruto do mar ou sanduíche. Ela pode se tornar a base do molho crioulo para saladas ou ser um ingrediente importante de outros tipos de molhos crioulo. É possível fazer uma receita rápida de mostarda escura pronta para uso imediato, ou planejar com antecedência e fazer uma versão mais tradicional, que leva cerca de três semanas para que o sabor se desenvolva plenamente. De qualquer maneira, a mostarda escura pode ser feita por qualquer pessoa em sua própria cozinha.

Mostarda escura rápida

Passo 1

Meça seis colheres de mostarda castanha em grãos em uma tigela.

Passo 2

Adicione meia colher de chá de molho inglês de boa qualidade e bata até misturar bem.

Passo 3

Adicione tabasco, molho quente ou raiz forte em pequenas gotas ou quantidades até que a mostarda tenha a ardência que vá de encontro ao seu paladar.

Mostarda escura tradicional

Passo 1

Aqueça uma frigideira seca em fogo médio-alto. Adicione uma xícara de sementes de mostarda e mexa com uma colher de pau até que as sementes estejam uniformemente em uma cor bronze.

Passo 2

Moa as sementes de mostarda até que elas obtenham uma consistência grossa em um moedor de especiarias ou almofariz e pilão.

Passo 3

Combine o vinho, alho, sementes de aipo, pimenta da Jamaica, cravo e noz-moscada em uma panela grande. Deixe ferver e cozinhe por cinco minutos.

Passo 4

Retire do fogo e adicione o vinagre de estragão e malte. Mexa para incorporar.

Passo 5

Adicione as sementes de mostarda em grãos. Bata ou use uma colher de madeira para distribuir as sementes em toda a mistura de especiarias.

Passo 6

Retire a mostarda quente da panela e coloque-a em frascos limpos de 250 g. Coloque uma tampa em cada um dos frascos. Armazene-os na geladeira por pelo menos três semanas. Quanto mais tempo a mostarda envelhecer, melhor os sabores serão incorporados.

Mais recentes

×