Como calcular o peso de um cubo

••• cube noir image by Unclesam from Fotolia.com

A maneira mais simples de calcular o peso de um cubo é pesá-lo em uma balança. No entanto, as propriedades básicas dele permitem o cálculo da sua massa, usando as medidas de seu volume e sua densidade. A massa de um objeto é indistinguível do seu peso em um ambiente normal, porque a força da gravidade sobre o objeto está inferida nos cálculos. Calcular o peso de um cubo pode ser tão simples quanto alguns passos de multiplicação.

Passo 1

Meça um lado do cubo. Um cubo é definido como tendo o mesmo comprimento, largura e altura. Ao medir um lado, pode-se obter a medida de cada um destes parâmetros; por exemplo, o comprimento de um lado é de 5 cm.

Passo 2

Eleve a medida do lado à terceira potência, que é equivalente ao volume. A fórmula para o volume de um cubo é o comprimento multiplicado pela largura e depois multiplicado pela altura. Uma vez que todas as três medidas são iguais, a fórmula resulta na medida de um lado ao cubo. Por exemplo, 5^3 equivale a 125 cm^3.

Passo 3

Multiplique o volume pela densidade conhecida, que é massa por unidade de volume. A fórmula para a densidade é a densidade igual a massa, ou peso, sobre o volume. Reorganizando os resultados da fórmula, temos que massa é igual a densidade multiplicada pelo volume. Para o exemplo, a densidade do cubo é de 10 gramas por cm^3. Multiplicando isso por 125 cm^3, obtemos que a massa é igual a 1.250 gramas ou 1,25 kg.

Mais recentes

×