×
Loading ...

Como calcular treliças

Calcular corretamente o ângulo e comprimento de uma treliça é essencial para o sucesso da sua construção. O ângulo e o comprimento são o produto de dois fatores: a inclinação e o afastamento. A inclinação refere-se à subida vertical da cobertura. O afastamento refere-se à distância horizontal a partir do centro da treliça até a extremidade exterior do edifício. Esta equação é normalmente expressa de três maneiras. Pode ser escrita, como em "6-em-12", escrito como uma fracção, por exemplo, "6/12", ou escrito como uma razão, por exemplo, "6:12". Em todos os três casos, este número representa um telhado que sobe seis centímetros para cada 12 centímetros de corrida horizontal. Treliças do tipo Gable, com as suas três linhas externas e dois ângulos simples, são as mais simples de calcular.

Instruções

Use um esquadro para encontrar o ângulo de suas treliças (carpenter image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Consulte o seu projeto para determinar a altura que sua treliça precisa ter a partir do fundo horizontal até o pico. Se você está trabalhando sem um desenho, escolha a altura que é a distância vertical entre o pico do telhado e a extremidade superior das paredes. Anote este valor em metros.

    Loading...
  2. Pegue a largura do seu telhado no projeto e divida por dois. Se você estiver trabalhando sem desenhos, adicione 60 cm (para um beiral de 30 cm de cada lado) na largura das paredes a partir do lado de fora e divida tudo por dois. Escreva este número em metros.

  3. Divida o número do passo um, pelo produto do passo dois. A resposta é o número em centímetros de aumento vertical para cada centímetro de afastamento horizontal.

  4. Use um esquadro para calcular os ângulos de inclinação do seu telhado. Amarre firmemente a corda em torno do braço mais longo do mesmo na dimensão que representa o aumento vertical. Estique a corda na diagonal para o outro braço e amarre a outra extremidade firmemente em torno da marcação dos 30 cm. Leia o número em que a corda intersecta a coluna central do braço longo do esquadro.

  5. Corte todas as extremidades das peças da treliça nessa angulação. As diagonais principais conhecidas como cabos superiores irão precisar das duas extremidades anguladas uma à direita e uma à esquerda de modo a formar um grande trapezoidal. A linha de base do triângulo é conhecida como cabo inferior. Corte as extremidades da mesma com o mesmo ângulo que utilizou para as extremidades dos cabos superiores.

  6. Desenhe um triângulo para obter o comprimento de suas peças. Para calculá-lo facilmente, faça um modelo em escala real no piso de seu estacionamento ou garagem. Desenhe a parte inferior horizontal com a mesma largura de sua treliça. Encontre o centro da linha horizontal, desenhe a altura do pico em ângulo reto a partir deste ponto, a uma distância igual à altura da treliça referente ao primeiro passo. Desenhe linhas diagonais a partir deste pico para as extremidades inferiores da linha horizontal, formando um triângulo. Use uma linha de giz para facilitar seu traçado.

  7. Meça dez centímetros a partir de cada extremidade e desenhe um segundo triângulo com as suas arestas paralelas ao primeiro. Sobreponha às linhas de canto que se cruzam. Estes dois conjuntos de linhas representam os cabos superior e inferior da sua armação. Meça os cabos superiores a partir do pico ao longo do triângulo externo até onde o triângulo interno intercepta-lo no fundo. Meça o cabo inferior medindo a linha de baixo de um canto ao outro.

Loading...

O que você precisa

  • Projeto
  • Fita métrica
  • Esquadro
  • Corda
  • Linha de giz

Referências

Loading ...
Loading ...