Como calcular treliças
carpenter image by Greg Pickens from Fotolia.com
Calcular corretamente o ângulo e comprimento de uma treliça é essencial para o sucesso da sua construção. O ângulo e o comprimento são o produto de dois fatores: a inclinação e o afastamento. A inclinação refere-se à subida vertical da cobertura. O afastamento refere-se à distância horizontal a partir do centro da treliça até a extremidade exterior do edifício. Esta equação é normalmente expressa de três maneiras. Pode ser escrita, como em "6-em-12", escrito como uma fracção, por exemplo, "6/12", ou escrito como uma razão, por exemplo, "6:12". Em todos os três casos, este número representa um telhado que sobe seis centímetros para cada 12 centímetros de corrida horizontal. Treliças do tipo Gable, com as suas três linhas externas e dois ângulos simples, são as mais simples de calcular.
Step 1
Consulte o seu projeto para determinar a altura que sua treliça precisa ter a partir do fundo horizontal até o pico. Se você está trabalhando sem um desenho, escolha a altura que é a distância vertical entre o pico do telhado e a extremidade superior das paredes. Anote este valor em metros.
Step 2
Pegue a largura do seu telhado no projeto e divida por dois. Se você estiver trabalhando sem desenhos, adicione 60 cm (para um beiral de 30 cm de cada lado) na largura das paredes a partir do lado de fora e divida tudo por dois. Escreva este número em metros.
Step 3
Divida o número do passo um, pelo produto do passo dois. A resposta é o número em centímetros de aumento vertical para cada centímetro de afastamento horizontal.
Step 4
Use um esquadro para calcular os ângulos de inclinação do seu telhado. Amarre firmemente a corda em torno do braço mais longo do mesmo na dimensão que representa o aumento vertical. Estique a corda na diagonal para o outro braço e amarre a outra extremidade firmemente em torno da marcação dos 30 cm. Leia o número em que a corda intersecta a coluna central do braço longo do esquadro.
Step 5
Corte todas as extremidades das peças da treliça nessa angulação. As diagonais principais conhecidas como cabos superiores irão precisar das duas extremidades anguladas uma à direita e uma à esquerda de modo a formar um grande trapezoidal. A linha de base do triângulo é conhecida como cabo inferior. Corte as extremidades da mesma com o mesmo ângulo que utilizou para as extremidades dos cabos superiores.
Step 6
Desenhe um triângulo para obter o comprimento de suas peças. Para calculá-lo facilmente, faça um modelo em escala real no piso de seu estacionamento ou garagem. Desenhe a parte inferior horizontal com a mesma largura de sua treliça. Encontre o centro da linha horizontal, desenhe a altura do pico em ângulo reto a partir deste ponto, a uma distância igual à altura da treliça referente ao primeiro passo. Desenhe linhas diagonais a partir deste pico para as extremidades inferiores da linha horizontal, formando um triângulo. Use uma linha de giz para facilitar seu traçado.
Step 7
Meça dez centímetros a partir de cada extremidade e desenhe um segundo triângulo com as suas arestas paralelas ao primeiro. Sobreponha às linhas de canto que se cruzam. Estes dois conjuntos de linhas representam os cabos superior e inferior da sua armação. Meça os cabos superiores a partir do pico ao longo do triângulo externo até onde o triângulo interno intercepta-lo no fundo. Meça o cabo inferior medindo a linha de baixo de um canto ao outro.
Referências
- "Dimensionamento de telhados";Charley G. Chadwick; 1991 [em inglês]
- "Dimensionamento básico de telhados"; Benjamin Barnow; 1986 [em inglês]
Sobre o Autor
Mark Morris started writing professionally in 1995. He has published a novel and stage plays with SEEDS studio. Morris specializes in many topics and has 15 years of professional carpentry experience. He is a voice, acting and film teacher. He also teaches stage craft and lectures on playwriting for Oklahoma Christian University.
Créditos Fotográficos
carpenter image by Greg Pickens from Fotolia.com