Como calcular o volume em litros baseado nas dimensões
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O volume se refere ao espaço tridimensional dentro de um objeto ou recipiente. Para determinar o volume, é necessário saber de uma a três dimensões, sendo que o cálculo envolve substituir as dimensões em uma fórmula. A fórmula apropriada depende do formato do objeto. O volume, V, de uma caixa retangular, por exemplo, é dado por V = abc, onde "a", "b" e "c" são, respectivamente, altura, comprimento e largura da caixa. Determinar o volume em litros requer uma unidade de conversão de volume de unidades como metros cúbicos ou decímetros cúbicos para litro.
Step 1
Encontre a fórmula de volume apropriada para a forma geométrica em questão. Por exemplo, o volume de um cilindro é dado por V = pir²a, onde "pi" = 3,14, "r²" representa o quadrado do raio e "a" é a altura do cilindro.
Step 2
Meça as dimensões do objeto usando uma régua ou fita métrica. Certifique-se de tirar as medidas das dimensões internas, assim como das externas. Por exemplo, a abertura do cilindro em uma extremidade pode medir 3 cm em seu diâmetro externo, mas apenas 2,5 cm internamente. Da mesma maneira, a altura do cilindro pode medir 16 cm por fora e 15 cm por dentro.
Step 3
Converta quaisquer valores fracionários para números decimais.
Step 4
Substitua as medidas das dimensões do recipiente na fórmula apropriada. Continuando com o exemplo anterior, o volume para um cilindro é V = pir²a. O raio do círculo é a metade do diâmetro, então r = 3/2 = 1,5 cm. O volume então fica V = 3,141,516 = 75,36 cm³.
Step 5
Converta o volume calculado para litros dividindo o número de centímetros cúbicos por 1000. Um volume de 75,36 cm³, por exemplo, é convertido para 0,07536 litros ou 75,36 mL.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images