Como calibrar um calorímetro

••• lab image by Svetlana Gajic from Fotolia.com

Um calorímetro é um aparelho que pode medir o calor liberado ou absorvido em uma reação química. Um exemplo de calorímetro simples é um copo de isopor cheio de água que tenha uma cobertura parcialmente fechada. Um termômetro é colocado através de uma pequena abertura para medir a mudança de temperatura na água. Há também os tipos mais avançados de calorímetros. Calibrar um calorímetro é relativamente simples e pode ser feito em poucos passos.

Instruções

Passo 1

Meça a mudança observada na temperatura com o deslocamento real da mesma que resulta da transferência de calor. Uma maneira simples de fazer isso é enviar uma corrente através do calorímetro para um determinado período de tempo.

Passo 2

Anote a equação Q = I x V x T. "I" representa a corrente, "T" representa o tempo e "V" representa a voltagem. Utilize esta equação para calcular "Q", que representa a quantidade de calor que é eletricamente dada ao calorímetro após a reação.

Passo 3

Utilize o aumento observado na temperatura para calcular a capacidade de calor do calorímetro. Esta também é referida como a constante do calorímetro. A equação é a seguinte: C = Q / (mudança de temperatura). Será necessário entrar com "Q" e a mudança observada na temperatura para descobrir a constante do calorímetro.

Passo 4

Use a equação Q = C x (altere a temperatura quando uma substância for queimada no calorímetro). Para o valor de "C", pode-se inserir a resposta do Passo 3. Para a mudança de temperatura, entre com a mudança de temperatura observada quando a substância em questão for queimada no calorímetro.

Passo 5

Anote sua resposta. Ela representa a transferência de calor da reação e isso vai ajudar a calibrar o calorímetro. Isso representa a forma como uma pessoa pode calibrar eletricamente um calorímetro.

Mais recentes

×