×
Loading ...

Câncer maligno nos cães da raça Dachshund

De acordo com o dicionário Merriam Webster, o câncer é definido como crescimento maligno com potencial ilimitado. Ele pode invadir as áreas no entorno do tumor, bem como outros sistemas do corpo por meio de metástase. Os Dachshunds, como qualquer raça de cachorros, podem desenvolver algum tipo de câncer durante a vida.

Os Dachshunds, como qualquer raça, podem desenvolver diversos tipos de câncer (poppy4 image by sebastien tibeau from Fotolia.com)

Fatores potencialmente contribuintes para câncer em Dachshunds

O ambiente no qual os Dachshunds vivem pode contribuir para o desenvolvimento de câncer. Portanto, é importante que os donos mantenham-se alertas para garantir que a saúde do cão esteja na melhor condição possível. Problemas podem contribuir para o câncer, como doença cardíaca, questões do trato urinário, problemas do disco da coluna vertebral e obesidade.

Loading...

Tipos

Os Dachshunds são realmente propensos a desenvolver alguns tipos de câncer, mas eles podem ter qualquer tipo durante toda a vida. O câncer não distingue raças. A neoplasia mamária, o melanoma oral e tumores de mastócitos são os tipos mais comuns que aparecem nos cães dessa raça. No entanto, esses cães também podem desenvolver outros tipos, incluindo de bexiga, linfoma, câncer testicular, osteossarcoma e outros específicos de cada órgão.

Sintomas

Os sintomas de câncer maligno variam de cachorro a cachorro, dependendo do tipo de câncer que for. Os Dachshunds que sofrem de melanoma oral podem ter mau hálito, sangramento oral, inchaço da face, salivação em excesso e dificuldade para comer. Enquanto isso, os com neoplasia mamária apresentam elevações anormais ou inchaço nas glândulas mamárias, fraqueza, perda de peso e perda de apetite (anorexia). Os sintomas inespecíficos podem ser vômitos e diarreia.

Diagnóstico

Os cães de qualquer raça que estejam sofrendo de câncer podem precisar realizar diversos exames. O dono deve saber pelo menos que seu cão terá que fazer vários exames de sangue, incluindo hemograma, perfil bioquímico e urianálise. Os Dachshunds cujo câncer pode ter se espalhado, como para linfoma, precisarão de exames, incluindo aspirações com agulha dos outros linfonodos, feita para determinar até onde o câncer se espalhou. Eles talvez também precisem de biópsia do tecido afetado, raios X e ultrassons.

Tratamento

As escolhas de tratamento irão variar conforme o tipo de câncer. Os Dachshunds com um grande tumor podem precisar de procedimento cirúrgico para remoção do câncer. Outros tipos, como linfoma ou melanoma oral, podem exigir quimioterapia ou terapia por radiação. Além disso, dependendo do tipo, podem haver tratamentos ainda em pesquisa sendo testados. Existem também tratamentos holísticos, como os com remédios à base de ervas, dietas específicas ou mudanças de estilo de vida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...