Como fazer uma capa para edredom

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Uma capa para edredom é fácil de se fazer e irá proteger seu edredom da poeira e resíduos. Faça duas ou três e mude a aparência de seu quarto a qualquer momento que quiser.

Escolhendo o tecido da capa

Passo 1

Meça o comprimento e largura de seu edredom com a fita métrica. Anote as medidas.

Passo 2

Escolha um tecido decorado lavável. Opte por tecidos leves que são confortáveis sobre sua pele - especialmente para a parte inferior do edredom - se você irá usar o edredom ao invés de um lençol.

Passo 3

Escolha dois cortes de tecido com tamanhos iguais de 1,38 metros ou maior, para a frente da capa para edredom. Cada corte deve ser igual a medida de tamanho que você fez no passo um, mais 12,5 centímetros.

Passo 4

Escolha dois cortes de tecido para a parte traseira da capa também. Cada corte deve ser igual ao tamanho medido no passo um, mais 7,5 centímetros.

Passo 5

Procure por tecidos decorados que tenham no mínimo 1,38 metros de largura para cobrir um edredom que tenha até 2,64 metros de largura. Se seu edredom é maior, compre um corte adicional de tecido para cada lado da capa.

Passo 6

Tome cuidado com padrões e impressões. Você pode precisar fazer seus cornes mais longos de modo que os padrões ou impressões combinem. Isso não será necessário com impressões pequenas como chitas.

Passo 7

Lave o tecido. Passe se for necessário.

Costurando a capa

Passo 1

Dobre um corte ao meio de seu comprimento, com os lados internos juntos. Use um ferro para fazer um vinco bem definido na dobra. Desdobre o tecido. Repita este passo com um dos cortes traseiros.

Passo 2

Use uma régua de costura e caneta para tecido para fazer uma linha ao longo do comprimento do vinco de cada corte. Corte cada linha com as tesouras de costura. Você tem agora seis cortes: Três para a frente da capa e três para a parte traseira.

Passo 3

Alfinete um corte frontal curto a um lado do painel frontal não cortado. Alfinete-o de modo que os lados que ficaram expostos do tecido estejam juntos, e todas as bordas do tecido estejam alinhadas igualmente.

Passo 4

Costure uma bainha de 1,25 centímetros ao longo das bordas com alfinete e abra a bainha. Coloque alfinetes no corte frontal estreito remanescente até o outro lado do corte frontal não cortado, e costure uma bainha de 1,25 centímetros também. Abra a bainha.

Passo 5

Repita os passos 10 e 11 para os cortes que irão formar a parte traseira de sua capa. Se seu edredom é maior que 2,64 metros, e você comprou cortes adicionais de tecido, corte-os pela metade como você fez nos passos 8 e 9. Adicione estes cortes extras de acordo com os passos 10 e 11.

Passo 6

Meça as porções montadas da frente e parte traseira da capa. Certifique-se de que o comprimento de cada peça é cinco centímetros maior que o comprimento do edredom. Corte cada lado da frente e parte traseira da capa se necessário.

Passo 7

Coloque as peças frontais e traseiras uma sobre a outra com os lados que ficaram expostos juntos. Tenha certeza de que a lateral e as bordas superiores da capa se alinham igualmente e alfinete-as. As bordas na parte inferior da capa estarão desiguais e deverão ser deixadas sem alfinetes.

Passo 8

Costure uma bainha de 1,25 centímetros ao redor das bordas com alfinete e abra a bainha.

Passo 9

Vire as bordas sem costura, na parte inferior da capa abaixo dos 3,75 centímetros e costure-as no lugar. Alfinete ou pressione as bordas no lugar antes de costurá-las se necessário.

Passo 10

Vire a capa ao avesso e costure fitas com botões de pressão na abertura da capa. Os botões de pressão devem ser colocados aproximadamente 2,5 centímetros da abertura, com espaçamento de 10 a 12,5 centímetros um do outro.

Passo 11

Fixe as partes base dos botões de pressão no lado interno da aba mais longa, e os soquetes no lado exterior da aba mais curta. Isso irá lhe dar um fechamento firme para seu edredom.

Mais recentes

×