Como fazer uma capa simples com capuz

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

As capas com capuz são essenciais para os trajes da Chapeuzinho Vermelho e para alguns conjuntos góticos e de época. Infelizmente, pode ser difícil encontrar capas com capuz adequadas em lojas de roupas ou de fantasias. Mas usando um tecido de lã ou outro tecido quente, a prova de desfiamento, você pode fazer uma capa com capuz em menos de uma hora, com pouca ou nenhuma costura.

Passo 1

Medir de seus ombros até 5 cm acima do chão. Usando tesoura afiada ou base de corte rotativa e cortador, corte um quadrado de tecido de lã com o dobro do comprimento e o dobro da largura desta medida.

Passo 2

Dobre o quadrado em quatro partes iguais. Use giz para marcar o canto no centro do quadrado original. Desenhe uma linha curva com giz ligando os dois cantos ao lado do canto central, arredondando o canto oposto ao canto central. Recorte o tecido ao longo desta marca de giz. Agora, você deve ter uma borda arredondada e duas bordas retas convergindo ao canto central.

Passo 3

Corte por uma das margens retas dobradas até o canto central. Corte somente uma das dobras, não ambas.

Passo 4

Recorte um pequeno quarto de círculo no canto central.

Passo 5

Abra o tecido de lã. Você deve ter um círculo grande com um orifício menor no centro, para o pescoço, e uma linha indo do orifício do pescoço até a borda do grande círculo.

Passo 6

Coloque a capa sobre seus ombros e verifique o ajuste. Use a tesoura para remover mais tecido do comprimento da capa ou do orifício do pescoço, se necessário.

Passo 7

Cole a quente ou costure a fita em cada lado da abertura próximo ao pescoço para fazer um laço para a capa.

Passo 8

Corte uma segunda peça de tecido de lã; medindo 25,4 por 71 cm para criança, ou 38 por 100 cm para adulto.

Passo 9

Dobre o tecido no sentido da largura para que fique com 25,4 por 35 cm (ou 38 por 50 cm para adulto). Costure um dos lados longos ou cole as margens juntas para fazer uma costura.

Passo 10

Coloque o capuz sobre sua cabeça com a parte dobrada por cima e a costura descendo atrás. Recorte qualquer excesso de tecido, se necessário.

Passo 11

Prenda a ponta de trás da capuz ao topo da capa com cola quente, ou costure no lugar com agulha e linha.

Mais recentes

×