Como fazer uma célula vegetal em 3D para um projeto escolar?

••• Ableimages/Lifesize/Getty Images

Criar um modelo para uma aula de ciências ensina aos alunos os conceitos científicos reais com uma atividade artesanal. Para fazer o seu próprio projeto em 3D, faça uma célula vegetal com gelatina colorida. Trabalhar com um modelo em 3D ajuda os alunos com as habilidades cognitivas essenciais para a ciência e outros campos da tecnologia, de acordo com uma pesquisa do "International Journal of Science Education". Melhore a compreensão espacial e de ciências de seus alunos com um projeto de ciências em 3D.

Passo 1

Coloque um saco plástico com zíper em um recipiente de plástico quadrado. Escolha um recipiente usado normalmente para armazenar alimentos e que tenha no mínimo 18 cm de largura. O saco plástico representará a membrana celular de uma célula vegetal, enquanto o recipiente será a parede celular.

Passo 2

Coloque gelatina de limão em uma tigela grande. A de limão funciona bem por ser de cor clara. Ferva dois copos de água, despeje na tigela e misture para dissolver a gelatina. Acrescente dois copos de água fria e mexa bem. Deixe a gelatina esfriar por pelo menos vinte minutos.

Passo 3

Despeje a gelatina dentro do saco plástico dentro do recipiente quadrado. Ele deve estar perto do topo do saco. Não encha demais, pois você adicionará outros objetos no saco para representar os componentes celulares. Se tiver muita gelatina, você pode descartar o que sobrar.

Passo 4

Corte a ameixa ao meio, de modo que sua cavidade interior fique à mostra. Coloque-a no saco para representar o núcleo; a cavidade será o nucléolo. Adicione as tangerinas para representar as mitocôndrias, e as uvas verdes para os cloroplastos.

Passo 5

Quebre pedaços de macarrão de lasanha para fazer o retículo endoplasmático. Um pequeno pedaço de cartão recortado em uma forma oval será o complexo de Golgi. Adicione botões pequenos como vacúolos e pimenta-do-reino para representar os ribossomos.

Passo 6

Feche o zíper do saco plástico para conter seu modelo de célula vegetal em 3D, leve à geladeira durante a noite e leve-o para a aula.

Mais recentes

×