×
Loading ...

Cheiro de esgoto da máquina de lavar louças

Atualizado em 11 outubro, 2018

Nada acaba mais com o clima na cozinha quanto o cheiro de esgoto que vem da sua lava-louças. O odor de ovo podre é bastante recorrente, mas felizmente é resultado de causas de fácil solução. Evite o cheiro ruim retirando os restos de alimento dos pratos antes de colocá-los na máquina e mantenha o ralo da pia sempre limpo e desobstruído com lavagens regulares usando soluções de vinagre.

A manutenção regular e limpeza evitam o odor desagradável da máquina de lavar louças (Comstock/Comstock/Getty Images)

Causas

Em geral, o cheiro de esgoto que vem das lava-louças tem duas causas: podem ser por causa dos restos de comida e gordura deixados em pratos e panelas que caem para dentro da máquina, acumulam e apodrecem, mesmo após vários ciclos de lavagem; ou também pode ocorrer quando há problemas na drenagem da água da máquina. Essas máquinas normalmente conectam-se à pia para a drenagem da água usada, então quando o sifão da pia está obstruído ou sujo, a água da máquina acaba ficando parada, gerando mais cheiro ruim.

Loading...

Soluções de limpeza

Retire os restos de comida e gordura fazendo uma limpeza profunda no interior da sua máquina, incluindo os isolantes de borracha, a face interior da porta e a área em torno das dobradiças, com uma escova de dentes e sabão. Após esse processo, coloque duas xícaras de vinagre branco nos compartimentos de sabão da máquina. Ligue-a no ciclo completo de lavagem com o vinagre apenas, e, em seguida, faça um novo ciclo completo com detergente. Produtos específicos para limpeza da máquina podem ser usados uma vez ao mês. Retire as louças antes de realizar procedimentos de limpeza.

Soluções para drenagem

Verifique o reservatório inferior da máquina de lavar e veja se encontra restos de comida ou acúmulo de gordura, remova-os com papel toalha embebido em vinagre e remova quaisquer objetos do dreno. Se a sua máquina vem com um triturador de alimentos, ligue-o para ajudar a desentupir o dreno. Use um desentupidor no ralo da pia da cozinha para retirar as sujeiras do sifão. Se necessário, substitua o sifão ou as mangueiras de drenagem da máquina.

Outros cheiros

O cheiro de plástico é comum em máquinas novas, como também cheiro de petróleo e verniz, que vem da carcaça ou do motor do equipamento. Esses cheiros normalmente saem sozinhos depois de quatro ou seis semanas. Cheiros que parecem plástico queimado podem resultar se colocar na máquina peças de plástico que não deveriam estar lá.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...