Cinco etapas do processo de comunicação
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A comunicação é um processo que se pode aprender a dominar e ser mais eficiente. Entender as etapas desse processo é essencial para se tornar um melhor comunicador. Uma vez que tenha aprendido os passos básicos, você poderá fazer esforços conscientes para comunicar-se com mais eficácia. Embora as opiniões sobre quantas etapas existem nesse processo sejam divergentes, um processo básico de cinco passos é mais útil e fácil de compreender.
A ideia
O primeiro passo do processo é a criação da mensagem ou ideia que você quer transmitir para seu público. A comunicação pode ocorrer em uma série de níveis e em diferentes formatos. Portanto, é necessário escolher como sua ideia será repassada e a quem ela se dirige. A ideia ou mensagem deve ser apropriada para o tipo e o tamanho do público.
Transmitindo a mensagem
Assim que a ideia for criada e o público selecionado, é preciso seguir para o próximo passo que é transmitir a mensagem. Essa pode ser expressa de diversas formas: verbalmente, por escrito ou por meios mais sutis como um treinamento prático. É fundamental escolher o meio mais apropriado para comunicar a mensagem. Por exemplo, não mande uma mensagem romântica para sua amada por mensagens de texto ou e-mail. Escolher o meio certo pode afetar como a mensagem é recebida.
Recepção da mensagem
Depois que a mensagem é transmitida para o destinatário e pelo meio correto, o receptor a recebe. A recepção da mensagem é muito importante para o processo da comunicação porque o receptor é quem determina se ela foi transmitida parcial ou totalmente. Algumas pessoas têm audição seletiva e podem escutar somente parte do que foi dito. Outras podem ouvir ou ler e se lembrar de cada palavra. A extensão de quanto a mensagem foi assimilada desempenha um papel importante para o próximo passo da comunicação.
Interpretação
A interpretação da mensagem segue seu recebimento. A partir do momento em que a mensagem é recebida, o receptor determina o que ela significa para ele. Caso ele tenha escutado somente parte da mensagem ou se tiver capacidade de entendimento limitada, pode ser que interprete diferentemente do que foi pretendido. Mesmo que a mensagem tenha sido escutada inteiramente, ela pode ser mal interpretada.
Resposta e retorno
O receptor da mensagem original interpreta a informação e então formula uma resposta apropriada para ela. A resposta dependerá do quanto a mensagem foi assimilada e se foi ou não interpretada corretamente. O tipo de resposta dependerá de como a informação foi interpretada ou do que havia sido requerido pela pessoa. É aqui que o retorno é importante. Se a mensagem não tiver sido escutada ou interpretada de forma correta, é necessário que o remetente ofereça um retorno adicional a quem recebeu a mensagem. Isso só pode ser feito após a mensagem ter sido interpretada. O remetente da mensagem deve determinar se o receptor interpretou direito e providenciar um retorno a mais para garantir a interpretação correta.
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Referências
Sobre o Autor
Jared Lewis is a professor of history, philosophy and the humanities. He has taught various courses in these fields since 2001. A former licensed financial adviser, he now works as a writer and has published numerous articles on education and business. He holds a bachelor's degree in history, a master's degree in theology and has completed doctoral work in American history.
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