×
Loading ...

Qual a diferença entre um mapa conceitual e um fluxograma do processo

Os mapas são as melhores ferramentas para encontrar um caminho para um lugar. Eles fornecem uma visão aérea de toda a região com ligações entre os lugares. Neste mundo cada vez maior em conhecimento, processos complexos também exigem ferramentas de mapeamento para apresentarem informação de forma visual. Duas dessas ferramentas são mapas conceituais e fluxogramas do processo.

Os fluxogramas são usados em reuniões corporativas para fazer apresentações (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gráfico

Um mapa conceitual ilustra graficamente as relações entre pedaços de conceitos. Ele consiste de nódulos ou células com os conceitos escritos. Setas chamadas de ligações conectam esses nódulos. Estes podem carregar rótulos e terem uma direção. Juntos, os nódulos e as ligações rotuladas formam uma frase, levando em direção ao próximo conceito lógico.

Loading...

Diagramático

Um fluxograma de processo é um diagrama detalhado de como um processo ocorre ou como deve ocorrer. Ele dá uma visão geral do processo e afirma os possíveis resultados de cada etapa, seguidos de uma ação possível. É uma ferramenta que ajuda a analisar, planejar e monitorar os sistemas e os procedimentos. Um fluxograma usa símbolos (retângulo, oval e diamante) interligados por setas direcionais apontadas para o resultado.

Utilidade

Um mapa conceitual incentiva a organização de ideias, a discussão de um novo conceito e a análise de seu entendimento. Ele pode formar uma base para qualquer projeto e pode ser salvo para sua utilização no futuro. Um fluxograma mostra as etapas de um processo completo em uma única olhada. Portanto, eles são úteis na documentação dos processos, no material de treinamento e programação e como guias de resolução de problemas.

Desvantagens

A complexidade do mapa conceitual é sua principal desvantagem. Uma pessoa ao usá-lo pela primeira vez não está familiarizada com seu formato. Isso poderia facilmente levar a erros de interpretação ou a nenhuma interpretação. É necessária a utilização de outras estratégias de análise de dados junto com ele. Os fluxogramas não têm a disposição de prever fatos externos que poderia afetar um processo. Eles não são adequados para os procedimentos extremamente complexos. Um erro em qualquer lugar dele não pode ser corrigido sem ter que refazê-lo completamente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...