Como clarear a cor da pintura em paredes
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Com a popularidade da pintura sintética e da vasta gama de ferramentas especiais e acabamentos disponíveis nas lojas especializadas, até mesmo um artista pouco dotado pode não só clarear a pintura nas paredes, mas também acrescentar profundidade e despertar interesse. Ao invés de pintar as paredes de cor escura, é possível modificá-las e clareá-las. Você tem algumas opções, desde a esponja para "ragging", tinta esmaltada e até o clareamento de cor. A maioria dessas técnicas exigirá um investimento menor tanto no tempo, quanto em materiais de repintura e resultará em um acabamento mais leve e impressivo.
Step 1
Certifique-se que a parede escura está limpa e em condições razoavelmente boas. Um acabamento sintético disfarçará pequenas imperfeições, mas você precisa corrigir as fissuras, buracos de pregos e outras imperfeições evidentes antes de continuar. Cubra a vedação ou consertos com duas demãos de cor escura.
Step 2
Escolha uma técnica sintética. Existem muitas para escolher, mas uma das mais fáceis é a lavagem de cor. Se você tem um pouco da tinta de cor escura, use-a para pintar um pedaço de papelão para que você possa experimentar a técnica de clareamento antes mesmo de iniciar a pintura nas paredes.
Step 3
Tendo em mente que você irá obter entre 106 a 121 m² de cobertura por 3,7 litros de tinta e esmalte, misture o esmalte sintético com um tom mais claro da cor da parede.
Step 4
Experimente até encontrar uma proporção que funcione. Quanto mais tinta você acrescentar, menos transparente o acabamento será. Utilizar 1,14 litros de tinta para 3,7 litros de esmalte produzirá um efeito bastante sutil e translúcido; inverta essa proporção para um visual mais opaco e leve. Misture o suficiente para todo o cômodo.
Step 5
Prepare a área para a pintura. Mascare a guarnição e paredes adjacentes com fita azul de pintor de 5 cm. Mude os móveis, afastando-os das paredes, remova as obras de arte, cortinas das janelas, as tampas da placa do interruptor e proteja o piso com panos.
Step 6
Aplique a mistura de esmalte com um pincel de 7,5 ou 10 cm. Trabalhe de forma aleatória, traços variados e evite o excesso de trabalho numa única área. Utilize um toque leve. É mais fácil voltar depois que já estiver secado e preencher as manchas claras do que tentar consertar a textura grossa ou escura.
Step 7
Deixe o acabamento secar por no mínimo oito horas antes de retornar a sala de volta.
Mais Artigos
Dica
- Experimente em um pedaço de papelão primeiro para encontrar uma técnica de pincelada que você gosta. Esta pode ser com traços retos cruzados ou pinceladas com traços circulares. Trabalhe de modo aleatório para evitar o aparecimento de linhas retas ou "emendas" entre as demãos.
Sobre o Autor
Stevie Donald has been an online writer since 2004, producing articles for numerous websites and magazines. Her writing chops include three books on dog care and training, one of which won a prestigious national award in 2003. Donald has also been a painting contractor since 1979, painting interiors and exteriors.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images