Como clarear a cor da pintura em paredes

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Com a popularidade da pintura sintética e da vasta gama de ferramentas especiais e acabamentos disponíveis nas lojas especializadas, até mesmo um artista pouco dotado pode não só clarear a pintura nas paredes, mas também acrescentar profundidade e despertar interesse. Ao invés de pintar as paredes de cor escura, é possível modificá-las e clareá-las. Você tem algumas opções, desde a esponja para "ragging", tinta esmaltada e até o clareamento de cor. A maioria dessas técnicas exigirá um investimento menor tanto no tempo, quanto em materiais de repintura e resultará em um acabamento mais leve e impressivo.

Passo 1

Certifique-se que a parede escura está limpa e em condições razoavelmente boas. Um acabamento sintético disfarçará pequenas imperfeições, mas você precisa corrigir as fissuras, buracos de pregos e outras imperfeições evidentes antes de continuar. Cubra a vedação ou consertos com duas demãos de cor escura.

Passo 2

Escolha uma técnica sintética. Existem muitas para escolher, mas uma das mais fáceis é a lavagem de cor. Se você tem um pouco da tinta de cor escura, use-a para pintar um pedaço de papelão para que você possa experimentar a técnica de clareamento antes mesmo de iniciar a pintura nas paredes.

Passo 3

Tendo em mente que você irá obter entre 106 a 121 m² de cobertura por 3,7 litros de tinta e esmalte, misture o esmalte sintético com um tom mais claro da cor da parede.

Passo 4

Experimente até encontrar uma proporção que funcione. Quanto mais tinta você acrescentar, menos transparente o acabamento será. Utilizar 1,14 litros de tinta para 3,7 litros de esmalte produzirá um efeito bastante sutil e translúcido; inverta essa proporção para um visual mais opaco e leve. Misture o suficiente para todo o cômodo.

Passo 5

Prepare a área para a pintura. Mascare a guarnição e paredes adjacentes com fita azul de pintor de 5 cm. Mude os móveis, afastando-os das paredes, remova as obras de arte, cortinas das janelas, as tampas da placa do interruptor e proteja o piso com panos.

Passo 6

Aplique a mistura de esmalte com um pincel de 7,5 ou 10 cm. Trabalhe de forma aleatória, traços variados e evite o excesso de trabalho numa única área. Utilize um toque leve. É mais fácil voltar depois que já estiver secado e preencher as manchas claras do que tentar consertar a textura grossa ou escura.

Passo 7

Deixe o acabamento secar por no mínimo oito horas antes de retornar a sala de volta.

Mais recentes

×