Como colorir argamassa você mesmo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Quando se trata de colorir sua própria argamassa, as possibilidades são infinitas e os mesmos passos se aplicam, não importando o tipo. Essa é uma maneira fácil de adicionar mais personalidade às suas peças de mosaico do que apenas usar argamassas de cores pré-fabricadas.

Passo 1

Escolha a cor que gosta entre as tintas de acrílico disponíveis em qualquer loja de artesanato. Sempre compre pelo menos dois potes da cor. Algumas marcas normalmente disponíveis são Apple Barrel Colors, Delta Ceramcoat e Folk Art. Elas são baratas e vendidas em potinhos pequenos de 56 gramas.

Passo 2

Compre a argamassa que usará em branco puro, e não branco neve, pois este pode ter uma tonalidade acinzentada ou opaca que ficará amarelada. Para conseguir uma cor real e clara, deverá começar com o branco verdadeiro.

Passo 3

Misture a argamassa. Pare de misturar logo antes dela atingir a consistência de manteiga de amendoim. Então, quando ela ainda estiver um pouco quebradiça, adicione a tinta. Provavelmente será preciso todo o pote para atingir a matiz desejada, pois o branco diluirá a cor. Esguiche um pouco de cor, misture e avalie.

Passo 4

Esguiche um pouco mais de cor e misture novamente muito bem se a cor da argamassa estiver muito clara. Se ela ficou muito mole, acrescente um pouco mais de argamassa em pó, um pouco de cada vez, para engrossar. Se ela ficou muito seca, mas da cor desejada, simplesmente adicione um pouco de água de cada vez até atingir a consistência ideal para uso.

Passo 5

Experimente e ajuste o pó, a água e a tinta até que a argamassa e a cor estejam certas para começar a rejuntar seu projeto de mosaico. Da próxima vez, poderá experimentar mais com tintas metálicas e tintas com brilho para um efeito mais extravagante e incomum, bem como uma versão de cores mais escuras ou mais claras.

Mais recentes

×