Como colorir argamassa você mesmo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Quando se trata de colorir sua própria argamassa, as possibilidades são infinitas e os mesmos passos se aplicam, não importando o tipo. Essa é uma maneira fácil de adicionar mais personalidade às suas peças de mosaico do que apenas usar argamassas de cores pré-fabricadas.
Step 1
Escolha a cor que gosta entre as tintas de acrílico disponíveis em qualquer loja de artesanato. Sempre compre pelo menos dois potes da cor. Algumas marcas normalmente disponíveis são Apple Barrel Colors, Delta Ceramcoat e Folk Art. Elas são baratas e vendidas em potinhos pequenos de 56 gramas.
Step 2
Compre a argamassa que usará em branco puro, e não branco neve, pois este pode ter uma tonalidade acinzentada ou opaca que ficará amarelada. Para conseguir uma cor real e clara, deverá começar com o branco verdadeiro.
Step 3
Misture a argamassa. Pare de misturar logo antes dela atingir a consistência de manteiga de amendoim. Então, quando ela ainda estiver um pouco quebradiça, adicione a tinta. Provavelmente será preciso todo o pote para atingir a matiz desejada, pois o branco diluirá a cor. Esguiche um pouco de cor, misture e avalie.
Step 4
Esguiche um pouco mais de cor e misture novamente muito bem se a cor da argamassa estiver muito clara. Se ela ficou muito mole, acrescente um pouco mais de argamassa em pó, um pouco de cada vez, para engrossar. Se ela ficou muito seca, mas da cor desejada, simplesmente adicione um pouco de água de cada vez até atingir a consistência ideal para uso.
Step 5
Experimente e ajuste o pó, a água e a tinta até que a argamassa e a cor estejam certas para começar a rejuntar seu projeto de mosaico. Da próxima vez, poderá experimentar mais com tintas metálicas e tintas com brilho para um efeito mais extravagante e incomum, bem como uma versão de cores mais escuras ou mais claras.
Dica
- Quando adicionar a cor, compre a versão mais escura do que a que deseja para o resultado final, pois o branco da argamassa dilui a cor quando misturado. Por exemplo, um borgonha escuro ficará rosa-claro quando misturado com argamassa branca, e o verde caçador ficará cor de menta ou sálvia.
- Se deseja cores escuras e saturadas, pode comprar as pré-fabricadas, como azul marinho, marrom, preto e terra-cota. As cores de argamassa escuras dificilmente podem ser criadas porque se estará sempre adicionando branco.
- Argamassa preta (embora seja a que mais faz bagunça) dará a seu projeto o efeito maravilhoso de "vidro manchado", especialmente se seus azulejos forem de cores fortes. A argamassa branca pura sempre dá uma aparência fresca de verão, não importa a escolha do azulejo.
- Lembre-se de algumas regras básicas na escolha da cor da argamassa de rejunte ao combinar a cor com o projeto. Projetos externos exigem rejunte mais escuro, como preto ou terra-cota, os quais não ressaltarão a sujeira. Projetos internos podem usar qualquer cor. Escolha uma que contrate com a cor do azulejo para que o desenho realmente se sobressaia.
- Sempre mantenha muitos livros sobre projetos de mosaicos à mão para conseguir inspiração e ideias de diferentes escolhas de cores de argamassa e rejunte.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images