Como fazer uma textura de casca de laranja em uma parede

A textura de casca de laranja não apenas é agradável aos olhos, como também esconde imperfeições nas paredes que precisam de pintura. Borrifar argamassa diluída com a ajuda de um pulverizador de tinta sem ar é o método normal para a criação desse tipo de textura, mas os pulverizadores não são fáceis de usar e podem fazer uma bagunça. Uma técnica alternativa envolve o uso de um rolo para aplicar o acabamento. Sendo assim, essa técnica não requer a habilidade e os equipamentos necessários para a pulverização.

Passo 1

Encha um balde de 20 litros até a metade com argamassa e acrescente água o suficiente para criar uma solução com textura fina, que escorra livremente.

Passo 2

Misture a solução completamente, com o auxílio de um bastão para misturar tintas acoplado a uma furadeira elétrica, até que se atinja a consistência de iogurte ou creme. Se a mistura estiver muito rala, acrescente mais argamassa. Se ela estiver muito grossa, acrescente água. Tente passar um pouco da argamassa em um pedaço da parede para testar a consistência e faça os ajustes, se necessário. Se o acabamento escorrer pela parede, acrescente mais argamassa.

Passo 3

Use um rolo com 1,3 cm de espessura para aplicar a mistura na parede. Fazer essa aplicação é exatamente como se estivesse pintando. Crie a textura também nos cantos e bordas, se possível, usando um rolo mais grosso. Deixe a mistura secar até que o brilho desapareça, por mais ou menos 10 minutos. Aplique uma segunda camada.

Passo 4

Passe uma faca de acabamento de 45 cm, enquanto a mistura estiver levemente molhada, para retirar as bordas afiadas e ajustar a textura. Mantenha a mesma pressão na faca o tempo todo, para que a massa fique com uma aparência uniforme.

Passo 5

Lave todo o equipamento completamente e use um rolo para pintar a parede com a cor desejada, depois que o acabamento tiver secado completamente.

Mais recentes

×