Clindamicina para doenças felinas

Centers for Disease Control and Prevention
Donos de animais podem administrar o antibiótico clindamicina aos seus gatos, na forma líquida, para tratar uma variedade de infecções bacterianas. A dose do clindamicina depende da severidade da infecção e do peso corporal do gato. Efeitos colaterais gastrointestinais podem ocorrer, mas os donos também precisam observar seus gatos quanto a sinais de reações alérgicas ao medicamento.
Indicações
Em gatos, o clindamicina tem indicações aprovadas pela "U.S. Food and Drug Administration" (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) para tratar infecções na pele e nos dentes. O medicamento também pode prevenir e tratar infecções de ferimentos profundos. As bactérias suscetíveis ao clindamicina são a Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius e Streptococcus spp., Clostridium perfringens e Bacteroides fragilis.
Dosagem
O dono do animal precisará falar com o veterinário sobre como medir e administrar as doses de clindamicina. A informação do medicamento aponta que uma dose efetiva pode variar de 5 mg a 15 mg a cada 0,5 kg de peso. Geralmente, os gatos devem receber apenas uma dose de clindamicina a cada 24 horas, e não mais que 14 dias.
Efeitos colaterais
Administrar clindamicina a um gato pode fazer com que o animal vomite ou tenha diarreia. A informação do produto caracteriza esses efeitos colaterais como "ocasionais". Também, gatos tratados com clindamicina por longos períodos podem desenvolver fermentação secundária e difícil de tratar, além de infecções do trato urinário inferiores.
Cuidados e contraindicações
Alguns gatos são alérgicos a clindamicina. Isso pode se manifestar como uma erupção que causa coceira compulsiva e problemas na respiração, e uma alergia ao clindamicina, às vezes, pode ser fatal. Também, os efeitos colaterais gastrointestinais do clindamicina o tornam uma má escolha para tratar chinchilas, porquinhos-da-índia, cavalos, coelhos e ruminantes, tais como cabras e vacas. Pessoas não devem usar formulações veterinárias do clindamicina.
Produtos disponíveis
Muitas empresas produzem clindamicina líquido especialmente formulado para a adminsitração a gatos. A Pfizer faz o Antirobe Aquadrops, e a Virbac AH faz o Clinsol. Há genéricos do clindamicina líquido para gatos disponibilizados pelas empresas First Priority e Teva Animal Health.
Recursos
Sobre o Autor
Ed Lamb is a freelance writer and editor in Virginia Beach, Va. He has written widely in the fields of health policy, pharmacy practice and pharmaceuticals. He has also developed expertise in the areas of employment law, human resources and product packaging and industrial food production.
Créditos Fotográficos
Centers for Disease Control and Prevention