×
Loading ...

Como fazer um cocar de cacique

O cocar é usado pelo chefe de uma tribo indígena, ou cacique. Muitas pessoas imaginam o cacique sempre usando um cocar grande, mas a maioria dos indígenas só usa esse tipo de acessório para as batalhas. Um cocar para ser usado diariamente pode ser simples, como uma tira de couro usada em volta da cabeça, ou mais complexo, como uma espécie de cesta trançada. Mesmo os modelos aparentemente mais simples podem ser bem elaborados. Para itens mais fáceis, você pode usar alguns materiais básicos, como miçangas e couro.

Instruções

Bebê usando um adorno para a cabeça (cute babies indian image by Photoeyes from Fotolia.com)
  1. Corte o couro no sentido do comprimento, você deve obter duas tiras com 90 cm de comprimento e 4 cm de largura.

    Loading...
  2. Enrole a fita métrica em volta da sua cabeça, na altura da testa, e anote essa medida.

  3. Adicione 25 cm à medida anterior e corte doze pedaços de linha de pesca com esse comprimento.

  4. Coloque um pingo de cola em uma tira de linha, a 13 cm da ponta. Passe a miçanga por dentro da primeira linha, e segure a miçanga no ponto onde há cola.

  5. Continue passando as miçangas na linha, fazendo o desenho que você quiser. Pare quando estiver a 13 cm da outra beirada. Coloque um pingo de cola na última miçanga. Faça doze tiras como essa.

  6. Marque a porção central de uma tira de couro e de cada tira com miçangas.

  7. Coloque as tiras de miçangas sobre o couro, alinhando as porções centrais. Marque o começo e o final de cada carreira. Você pode usar um lápis para fazer isso.

  8. Com o perfurador, faça um buraco em cada ponto que você marcou para o começo e o fim das carreiras de miçangas. Você terá doze buracos em cada ponta do couro.

  9. Pegue uma ponta da tira com as miçangas e passe por dentro de um buraco. Amarre a linha do lado de trás, com um nó grande o suficiente para que não escape. Aplique um pingo de cola no nó. Faça o mesmo com a outra ponta da tira. Repita para as outras onze carreiras de miçangas.

  10. Espalhe cola na parte de trás da segunda tira de couro. Cole-a na parte de trás da primeira tira. Assim você esconde todos os nós e faz um acabamento mais bonito. Deixe a cola secar bem antes de continuar. Você pode colocar um livro pesado sobre a peça para impedir que ela se enrole enquanto seca.

  11. Pegue a faixa e coloque-a sobre a sua cabeça. Prenda-a usando um nó direito na parte de trás. O couro deve ceder um pouco, então você não precisará desmanchar o nó quando quiser tirar a faixa.

Loading...

O que você precisa

  • 25 cm de couro
  • Furador
  • 12 metros de linha para pesca
  • Miçangas de 3 mm
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Cola

Referências

Loading ...
Loading ...