Como colher sementes de onze-horas

••• Flickr user B~

As flores do gênero Portulaca se distinguem em várias espécies, dentre as quais a mais popular é a Portulaca grandiflora, conhecida popularmente como "onze-horas". Esta planta anual é bastante resistente a secas, o que a torna uma grande adição para qualquer jardim, mesmo em climas mais quentes. As flores produzem receptáculos de sementes chamados "cápsulas" após a polinização, podendo os mesmos serem colhidos para a obtenção das sementes. Os passos a seguir irão lhe ajudar a suceder na colheita apropriada de sementes de onze-horas.

Passo 1

Observe o cálice (a base) das flores em busca de sinais de desenvolvimento de cápsulas de sementes; o cálice irá inchar durante a formação das sementes. O momento da colheita é indicado pela dessecação e esmaecimento das flores.

Passo 2

Use suas unhas ou uma tesoura pequena para remover a cápsula. Se você puxá-la diretamente, ela pode se romper e derramar as sementes.

Passo 3

Segure a cápsula sobre um prato de papel e aperte-a gentilmente. A cápsula deve se quebrar na metade, revelando as sementes em seu interior. Sacuda com cuidado para derramar as sementes no prato.

Passo 4

Seque as sementes no prato por 24 horas, colocando-as dentro de um recipiente para armazenamento, como em um envelope, uma sacola ou um pequeno pote. Coloque o recipiente em um local fresco, seco e pouco iluminado.

Mais recentes

×