Colírio para mudar a cor dos seus olhos
blue color eye image by Alexander Potapov from Fotolia.com
Existe uma categoria de medicamento em forma de colírio que pode mudar a cor do olho; Esta categoria é conhecida como análogos de prostaglandina. Os análogos de prostaglandina incluem Lumigan, Xalatan e Travatan. Esses colírios são usados para reduzir a pressão do olho em pacientes que têm ou estão em risco, de desenvolvimento de glaucoma. O ingrediente ativo em Lumigan, conhecido como bimatoprost, também tem sido comercializado como Latisse devido a sua capacidade de aumentar o crescimento dos cílios.
Cor dos olhos
O olho obtém sua cor da íris. A íris possui uma camada na frente e atrás. A camada de trás é composta de pigmento preto em quase todas as pessoas. A camada frontal da íris, mais próxima da córnea, é onde a cor dos olhos é determinada. Quanto mais pigmento as células na camada frontal da íris produzirem, mais escura será a cor dos olhos.
Efeito do colírio em células de pigmento de Iris
A colírio analógico de prostaglandina pode fazer com que as células de pigmento na íris liberem mais pigmento. Este aumento de pigmento causa escurecimento da cor dos olhos de uma pessoa que tem olhos mais claros, como azul ou verde. Essas mudanças não ocorrem em todas as pessoas que usam o colírio. No entanto, quando eles ocorrem, a mudança de cor é permanente.
Predomínio da mudança de cor do olho
O escurecimento da cor da íris é classificado como um efeito colateral do colírio analógico de prostaglandina. Esse efeito colateral não acontece em todas as pessoas. Pessoas com olhos azuis ou verdes têm um risco maior de mudança de cor do olho, pois seus olhos tem maior potencial para se tornarem mais escuros. De acordo com RxList, a faixa de risco para a mudança de cor de olho em todos os análogos de prostaglandina é entre 1 e 15 por cento.
Utilize apenas em um olho
Como a mudança na cor dos olhos com o uso de análogos de prostaglandina é permanente, é preciso ter cuidado ao usar o colírio em um olho só. Se um olho tiver uma alteração de cor, o paciente poderá ficar com duas cores diferentes de olhos. Se o análogo de prostaglandina for necessário somente para um olho, e a cor dos olhos for alterada, a pessoa poderá corrigir sua cor dos olhos com uma lente de contato colorida.
Mudança de cor da pálpebra
O colírio analógico de prostaglandina, especialmente o Latisse, pode causar alteração na cor de pele ao redor os cílios. Na maioria das vezes, pessoas com pele da pálpebra pigmentada e escurecida podem experimentar clareamento da pele nas pálpebras. Estas alterações são também permanentes.
Referências
Sobre o Autor
Travis Sharpe began writing in 2009. His articles appear on eHow and Answerbag, where he specializes in eye health, general health and prescription medications. Sharpe is a Fellow of the American Academy of Optometry (AAO) and graduated summa cum laude from his alma mater. He has a Doctor of Optometry from the Southern College of Optometry.
Créditos Fotográficos
blue color eye image by Alexander Potapov from Fotolia.com