Como colocar cortinas em uma janela de canto

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A maioria das janelas de canto apresenta medidas levemente diferentes das janelas comuns, mas ainda é possível pendurar cortinas sobre elas. Para tanto, é necessário apenas uma medição cuidadosa e uma preparação antecipada.

Passo 1

Escolha se a cortina ficará sobre toda a janela, incluindo a parte onde a moldura se prende à parede, ou apenas sobre o vidro.

Passo 2

Meça cuidadosamente a área sobre a qual ficará a cortina. Não se esqueça de considerar a parte em que os suportes serão instalados, já que isso pode adicionar mais de um centímetro a ambos os lados.

Passo 3

Leve as medidas para o lugar onde o varão e a cortina serão comprados.

Passo 4

Encontre itens que tenham exatamente as mesmas medidas. Pode ser necessário que a cortina e o varão sejam feitos sob medida ou alterados.

Passo 5

Após comprar o varão e a cortina, coloque, sobre a parede, todos os suportes necessários para montagem da cortina e marque, com um lápis, os locais onde os parafusos ficarão.

Passo 6

Se possível, continue segurando os suportes no lugar enquanto fura os buracos para os parafusos. Se a sua furadeira colocar o parafuso ao mesmo tempo em que fura a parede, melhor ainda. Se não, fure cuidadosamente nos lugares corretos, usando a furadeira para completar o processo de montagem.

Passo 7

Repita o passo 6 no lado em que o outro suporte do varão ficará preso.

Passo 8

Passe a cortina pelo varão.

Passo 9

Se o varão vier em duas partes e a cortina tiver apenas uma, passe a cortina por uma das partes, coloque a outra parte no lugar e continue a passar a cortina sobre o resto do varão.

Passo 10

Se a cortina for em duas partes e o varão apenas em uma, simplesmente passe uma das partes por uma extremidade do varão e, a outra, pela extremidade oposta. Ajuste a posição da cortina diretamente no varão, se necessário.

Passo 11

Coloque o varão sobre os suportes. Faça ajustes no drapejar da cortina, se necessário.

Mais recentes

×