×
Loading ...

Como colocar uma ponte entre dois disjuntores de 220V

Normalmente, disjuntores bipolares protegem circuitos de 220 volts de excesso de corrente. Cada pólo do disjuntor controla uma metade do circuito. As duas alças em um disjuntor de dois pólos são conectadas para que, se qualquer um deles abrir, o outro disjuntor também é desligado. Isso garante que o circuito seja totalmente energizado ou totalmente desligado. Dois disjuntores unipolares também pode controlar os circuitos de 220 volts, mas o Código Elétrico Nacional exige que uma ponte seja entre as alças para garantir que ambos os pólos serão ativados ou desativados ao mesmo tempo.

Instruções

Disjuntores de dois pólos em um painel tem interruptores ligados (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue o disjuntor principal do painel. Remova os parafusos da tampa do painel de serviço e retire-a.

    Nota-se que os terminais e fios no disjuntor principal sempre conduzem corrente, mesmo quando o disjuntor principal está desligado. Nunca toque nos terminais ou fios no disjuntor principal.

    Loading...
  2. Insira uma chave de fenda no centro do painel e levante os dois disjuntores para para soltá-los e removê-los.

  3. Insira a ponta do jumper dentro do buraco na alça de um dos disjuntores. Coloque o orifício na alça do interruptor do outro disjuntor sobre a outra extremidade do jumper e mantenha os dois disjuntores unidos.

  4. Insira ambos os disjuntores no painel, como se fossem um disjuntor só ligando as abas debaixo dos disjuntores à barra do painel. Empurre ambos os disjuntores para encaixá-los plenamente no barramento. Os disjuntores farão um estalo quando encaixarem.

  5. Ligue o disjuntor principal. Isso energizará os terminais em todos os disjuntores - evite qualquer contato com os terminais do disjuntor. Ajuste o multímetro para testar tensão AC com a faixa de tensão mais alta que 300 volts.

  6. Ligue os disjuntores em que a ponte foi instalada. Coloque uma das pontas do multímetro em cada terminal. A tensão multímetro será de 220 a 250 volts. Qualquer leitura nesta gama é normal.

  7. Desligue os disjuntores. Coloque uma das pontas no terminal de um disjuntor e a outra no barramento neutro. O barramento neutro tem fios brancos ligados a ele. O multímetro deve ler 0 volts. Repita este teste para em outro terminal do disjuntor. Isso garante os dois disjuntores se desligarão se um deles for desarmado.

  8. Recoloque a tampa do painel e os parafusos para prendê-la no lugar.

Loading...

Dicas

  • Alguns disjuntores bipolares tem apenas uma alça. A presença de dois terminais é que os identifica como disjuntores de dois pólos.
  • Este processo também permite que os dois fios fase partilhem um fio neutro. Cada fio fase carrega de 110 a 120 volts. Os dois disjuntores devem estar lado a lado e em ponte com uma alça para atender ao código elétrico nacional.

Aviso

  • Nunca trabalhe no painel principal serviço quando há coisas que possam distrair, como crianças ou animais de estimação. O painel de disjuntores sempre tem terminais energizados, mesmo quando o disjuntor principal está desligado. Fique atento ao que você está fazendo e foque na sua atividade.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Jumper
  • Multímetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...