Como comer tamarindos

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O tamarindeiro, "Tamarindus indica", é uma árvore frondosa nativa da África, Ásia e América Central que produz o tamarindo, uma fruta doce e azeda. Esse fruto suculento é uma marca da culinária asiática e é utilizado para fazer curries e molhos, assim como serve para preparar aperitivos, doces, sobremesas, geleias e sorvetes. Os tamarindos maduros também podem ser consumidos puros. A polpa melada ou a fruta crescem em um casulo grosso como do feijão que pode ter um tamanho de 5 cm a 18 cm de comprimento e 2,5 cm de espessura. Você deve retirar a fruta do casulo antes de comê-la.

Como comer

Passo 1

Descasque o frágil casulo de um tamarindo maduro. Use os seus dedos para quebrar a casca de cor marrom-canela que reveste a fruta. Você também pode usar uma faca para retirar a casca, se não quiser sujar suas mãos. O casulo rachará em vários pedaços pequenos. Certifique-se de jogar fora todos os que ficam presos à polpa pegajosa.

Passo 2

Jogue fora os veios ou fios grossos de fibras que se estendem pelo casulo. Use seus dedos ou uma faca para cortar e extrair cada parte de fibra que esteja ligada à polpa.

Passo 3

Quebre um pedaço da membrana de estilo pergaminho da polpa e mastigue; jogue fora a semente dura e marrom que fica dentro da polpa.

Mais recentes

×