Como conectar duas baterias de 12 volts para obter 24 volts

É possível conectar várias baterias em série ou em configuração paralela, dependendo das suas necessidades. Na maioria dos casos, todas as baterias ligadas entre si devem ter tensão e corrente idênticas.

Duas baterias ligadas em série proporcionarão o dobro da tensão de cada uma isolada, mas fornecerão a mesma corrente. Duas baterias numa configuração paralela fornecerão a voltagem de só uma bateria, porém duas vezes a corrente.

As baterias podem ser ligadas em aglomerados de ligações em série e ligações paralelas.

Passo 1

Conecte um fio no terminal positivo da primeira bateria. Use um conector adequado para o tipo de terminais que se encontram nela. Por convenção, esse fio deve ter isolamento de cor vermelha.

Escolha fios e conectores que suportem a corrente máxima que a bateria pode fornecer. Para baterias de automóveis, lojas de autopeças terão os cabos necessários com conectores anexados. Conectores e cabos para baterias menores estão disponíveis na maioria das lojas de eletrônicos.

Passo 2

Conecte um fio no terminal negativo da segunda bateria, novamente com um conector apropriado. Por convenção, esse fio deve ter isolamento de cor preta.

Passo 3

Conecte o terminal positivo da segunda bateria ao terminal negativo da primeira.

Passo 4

Conecte os fios vermelho (+) e preto (-) das duas baterias no circuito que está sendo alimentado. As baterias agora irão fornecer 24 volts de eletricidade.

Mais recentes

×