Como conectar fios com o conector garra jacaré
alligator clip. image by Bruce MacQueen from Fotolia.com
Um conector garra jacaré é um conector de metal impulsionado por mola, que pode ser utilizado para fazer conexões temporárias entre dois fios ou entre um fio e um ânodo/cátodo de um dispositivo. Esse conector tem uma ponta onde um fio é parafusado no lugar, enquanto a outra ponta poderá ser presa ou solta conforme necessário.
Step 1
Utilize o descascador de fios para retirar a capa de proteção do fio, em 2,5 cm ou mais, na ponta que você deseja prender ao conector garra jacaré. Faça isso ao beliscar o descascador de fios ao redor do fio, apenas apertado o suficiente para cortar o revestimento e, em seguida, puxando-o para longe, ele deslizará facilmente para fora do fio.
Step 2
Passe a ponta exposta do fio por dentro do buraco circular, que fica na parte de trás do conector.
Step 3
Solte o pequeno parafuso em algumas voltas, então enrole a ponta exposta do fio ao seu redor antes de apertar o parafuso para prendê-lo no lugar. Se o conector não tiver um parafuso, pode ser que ele precise de uma crimpagem para prender o fio. Nesse caso, o conector terá duas "asas" pequenas de metal saindo dos lados. Coloque a ponta exposta do fio de maneira plana entre entre as "asas", sobre o conector, então utilize um alicate para apertá-las sobre o fio, prendendo-as com firmeza. Se o conector não tiver nem uma dessas coisas, simplesmente passe o fio, com tanta firmeza quanto for possível, em torno dele, então esprema-o com o alicate.
Step 4
Estabeleça uma conexão permanente utilizando um ferro de solda e solda. Quando o fio estiver no lugar, empurre o ferro de solda quente suavemente contra a ponta do rolo de solda, criando uma pequena gota de solda derretida na ponta do ferro de solda. Esfregue essa gota na conexão feita com a garra jacaré e o fio, então deixe-a esfriar.
Step 5
Abra as garras do conector garra jacaré ao apertar na parte de trás do conector e, com as garras abertas, prenda-as onde você estiver tentando conectar.
Referências
Advertência
- Tenha cuidado ao trabalhar com equipamentos elétricos: verifique se a corrente está desligada antes de iniciar o trabalho nos circuitos.
- Tenha cuidado ao utilizar o ferro de solda, pois ele fica muito quente.
Sobre o Autor
Will Milner started writing in 2005 for the University of Sheffield newspaper "Steel Press" and continues to write for the Sheffield-based magazine "Now Then." He gained a Bachelor of Arts in philosophy from the University of Sheffield.
Créditos Fotográficos
alligator clip. image by Bruce MacQueen from Fotolia.com