Como ligar um carro automático com bateria descarregada

••• Creatas/Creatas/Getty Images

Se a bateria em um carro de câmbio manual descarrega, você pode ligá-la novamente colocando o veículo ladeira abaixo e pisando rapidamente na embreagem. É um procedimento complexo e que precisa das condições certas para funcionar, mas é possível. Por outro lado, um carro automático com a bateria descarregada é um carro "morto" que está esperando um reboque, mas é possível dar uma carga de emergência na bateria de um jeito bem simples e sem a ajuda de algum técnico.

Passo 1

Abra o capô e pegue o carregador de emergência. Ele precisa ser carregado em uma tomada, mas a maioria possui um indicador de carga que pode ser monitorado.

Passo 2

Prenda a ponta vermelha do carregador de emergência ao terminal positivo da bateria. Nos casos em que a bateria não se posiciona no compartimento do motor, localize a extensão do terminal positivo da bateria. Veja o manual de seu veículo para maiores detalhes.

Passo 3

Prenda a ponta preta do carregador de emergência ao terminal negativo da bateria apenas se o carregador de emergência tiver um botão liga/desliga. Se não tiver, é mais seguro prender a ponta do carregador a uma peça imóvel de metal distante da bateria para prevenir faíscas.

Passo 4

Quando ligar o carro, assegure-se de que os cabos e as pontas do carregador de emergência não estejam no caminho das peças móveis do motor.

Passo 5

Ligue o botão de energia do carregador de emergência (se ele tiver um) e ligue o carro. Desligue o botão do carregador de emergência e remova primeiro a ponta preta e depois a vermelha. Feche o capô.

Mais recentes

×