Como verificar se um fio está rompido?
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Um fio rompido pode causar falhas intermitentes em um carro, aparelho doméstico ou em partes de um equipamento. Especialmente em um veículo móvel, um fio rompido pode interromper o fluxo de corrente toda vez que se desconectar do outro pedaço de fio ao qual deve estar preso, causando uma falha potencialmente permanente. Ainda assim, existem algumas estratégias para localizar um fio rompido, mesmo que a parte quebrada esteja escondida dentro do isolamento.
Step 1
Desconecte a fonte de energia do veículo ou equipamento que contém o fio a ser verificado. Se precisar, utilize uma chave inglesa para desconectar o cabo da bateria.
Step 2
Verifique de perto as conexões em ambas as extremidades do fio, se estiverem acessíveis. Puxe levemente as pontas onde elas se prendem aos conectores para certificar-se de que estão bem presas.
Step 3
Trace o comprimento do fio com o dedo indicador e o polegar, prestando atenção especial a quaisquer imperfeições ao redor do isolamento. Se necessário, utilize um espelho pequeno e uma lanterna para alcançar os pontos em que o acesso é mínimo. Suspeite de problemas se o isolamento mostrar sinais de dano, incluindo pontos escurecidos que podem indicar superaquecimento, o que pode ter feito o fio romper.
Step 4
Desconecte o conector ao qual o fio está preso e verifique-o.
Step 5
Pegue o multímetro digital e ajuste-o para o teste de continuidade ou para a classificação mais baixa da escala de Ohms.
Step 6
Ligue o multímetro e encoste uma das ponteiras ao terminal de metal que segura o fio ao conector, e a outra ponteira à parte exposta do fio que se prende ao conector. Ao testar o terminal, mexa o fio para verificar se há uma conexão falsa. A leitura do multímetro deve mostrar resistência zero. Se o visor mostrar resistência infinita, o fio não está ligado adequadamente ao terminal. Teste o terminal da outra extremidade do fio também, se estiver equipado com um conector.
Step 7
Conecte cada uma das ponteiras do multímetro a uma das extremidades do fio. Utilize conectores jacaré nas ponteiras para mantê-las presas ao fio. Mexa ou dobre cuidadosamente o fio em vários pontos. Se houver um rompimento em qualquer ponto ao longo do fio, o multímetro mostrará uma leitura de resistência infinita.
Step 8
Insira um alfinete a cerca de cinco ou sete centímetros do ponto em que suspeita que há um rompimento. Insira outro alfinete no outro lado do fio, onde suspeita que há o rompimento.
Step 9
Conecte as ponteiras do multímetro aos alfinetes e mexa o fio no ponto de rompimento. Se a leitura for de resistência infinita conforme o fio é agitado, você encontrou o rompimento.
Referências
- "The Haynes Automotive Electrical Manual"; Ken Freund, Hon LaCourse, Mike Stubblefield, Bob Worthy e John H. Haynes; 2000
- "Modern Automotive Technology"; James E. Duffy; 2003
Dica
- Às vezes, especialmente se estiver trabalhando em um circuito elétrico automotivo, não será possível alcançar cada extremidade de um fio comprido com as pontas do multímetro ao mesmo tempo. Nesse caso, pode-se usar um jumper entre uma das extremidades do fio e uma das ponteiras do multímetro. Outra alternativa para uso em veículos é conectar o jumper ao aterramento do chassi e, em seguida, uma das ponteiras no mesmo ponto. A outra ponteira deve ser ligada à outra extremidade do fio para checar a continuidade.
Advertência
- Se usar alfinetes para sondar através do isolamento do fio, certifique-se de selar os locais perfurados com fita isolante para manter a umidade longe dos fios. Se isso não for consertado, poderá criar problemas elétricos no circuito mais tarde.
Sobre o Autor
Since 2003 Dan Ferrell has contributed general and consumer-oriented news to television and the Web. His work has appeared in Texas, New Mexico and Miami and on various websites. Ferrell is a certified automation and control technician from the Advanced Technology Center in El Paso, Texas.
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