A confiabilidade do raio-x realizado em cadelas prenhas

O número de filhotes pode ser determinado através de um raio-x, durante as últimas semanas de gravidez

puppy image by Alex White from Fotolia.com

O raio-x é um dos métodos mais confiáveis para determinar se uma cadela está grávida e o número de filhotes que irá parir. O momento do raio-x é fundamental para a precisão e a confiabilidade da imagem. De acordo com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos (EUA), um raio-x preciso no momento adequado pode ser utilizado para determinar o número de filhotes da ninhada, além de definir o desenvolvimento dos cachorrinhos e prever uma possível data para o parto.

Quando fazer o raio-x

Após 42 dias depois da concepção, o crânio e a espinha dos filhotes tornam-se visíveis ao raio-x. De acordo com a Universidade do Missouri, os fetos que tenham menos de 42 dias não exibem o desenvolvimento dos ossos e ficam parecidos com o intestino do cão.

Razões para tirar um raio-x

O raio-x pode ser utilizado para confirmar a gravidez, mas também para determinar o número de filhotes. Normalmente, é possível contar o número de crânios. Isso é útil quando um parto difícil precisa ser antecipado. Se o número de filhotes é conhecido, o proprietário pode tomar as suas precauções, caso a cadela não seja capaz de parir todos os filhotes.

Outras razões para tirar o raio-x

O veterinário também verificará o raio-x para ver se há algum sinal de anormalidade na gravidez, por exemplo, o aumento dos órgãos ou acumulações de líquidos. Isso será mais uma maneira de confirmar a saúde da cadela durante a gravidez.

O raio-x e a cesariana

Normalmente em algumas raças de cães, o parto é feito através de cesariana. O raio-x é utilizado para definir quanto o filhote já se desenvolveu. O veterinário verificará o desenvolvimento dos dentes do feto, indicando se ele possui pelo menos 56 dias desde a concepção.

Os exames inicias

O exame de ultrassom pode detectar os fetos 15 dias após a concepção. A palpação manual detecta após 4 semanas. Já o raio-x, método mais confiável, não é utilizado até cerca de 42 a 45 dias após o acasalamento.

eHow Brasil
×