Como consertar uma cafeteira italiana

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A cafeteira italiana utiliza a pressão da água fervente em sua base para forçar a água quente através de uma haste em seu centro e sobre o filtro, produzindo um café forte. A maioria delas podem passar anos sem apresentar nenhum tipo de problema; quando surge um, há maneiras simples e acessíveis de consertá-la. A maioria dos problemas com a cafeteira italiana são a rachadura da haste ou o acúmulo de mineral resultante do elemento de aquecimento, do filtro ou da haste.

Passo 1

Identifique o problema antes de tentar resolvê-lo. Verifique o filtro, a haste e o elemento de aquecimento. Despeje água no filtro e veja se ela corre livremente para o fundo. Se a água drenar muito devagar, provavelmente o filtro está entupido. Jogue água no filtro da cafeteira, que deve sair imediatamente. Se você perceber que ela está presa, segure o cilindro próximo à luz e veja se você consegue identificar algum acúmulo no filtro. Observe o elemento de aquecimento por sinais de depósito de minerais. Geralmente eles são brancos e duros, como pedra ou areia.

Passo 2

Limpe a cafeteira com vinagre branco ou bicarbonato de sódio. Utilize vinagre branco para limpar e remover quaisquer depósitos de minerais. Você também pode utilizar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um pote cheio de água para limpá-la. Encha o pote com o vinagre e deixe-o aquecer por, pelo menos, 5 minutos. Deixe o vinagre descansar na cafeteira por 15 minutos. Lave o pote e todo o seu conteúdo com água quente. Verifique os itens e identifique quaisquer áreas problemáticas. Caso você perceba que essas áreas não foram totalmente resolvidas, repita o método com o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Passo 3

Se a cafeteira for elétrica, verifique os componentes elétricos. Desligue a cafeteira. Remova o fundo e utilize o multímetro nos componentes elétricos. Ele deve testar se há um circuito fechado. Se você não obtiver uma leitura funcional de circuito fechado, você pode precisar trocar o elemento de aquecimento. Teste o conector elétrico com o multímetro, também. Se o teste tiver um resultado positivo, mas não estiver funcionando quando estiver ligado, você pode precisar de um fio e uma tomada novos.

Passo 4

Verifique se há rachaduras na haste e no filtro. Se houver, você pode precisar trocar essas peças ou tentar soldá-las para que elas funcionem corretamente.

Mais recentes

×