Como consertar uma caneta laser

Desde que os semicondutores tiveram seu custo barateado, as canetas laser se tornaram comuns nos bolsos dos empresários, apresentadores e outros profissionais. Às vezes, as coisas dão errado e uma caneta laser para de funcionar corretamente. Existem algumas maneiras de consertar uma caneta laser por si próprio, descritas abaixo. Estas técnicas economizam o custo da assistência técnica ou da compra de uma caneta nova.

Step 1

Troque as pilhas velhas por novas. Se isso não funcionar, verifique se elas estão com as polaridades corretas. Canetas laser normalmente usam baterias botão, que têm uma superfície maior para cobrir os lados e uma superfície menor que cobre apenas a face. Qualquer que seja a parte do compartimento da caneta que tenha uma mola, é a direção na qual o lado menor deve se dirigir.

Step 2

Desaperte os parafusos para desmontar a caneta laser. Se as baterias não forem o problema, então algo está errado com o circuito em si.

Step 3

Remova a placa de circuito interno. Uma vez que todas as partes removíveis forem retiradas, use os dois alicates para puxar a placa do circuito para fora. Tenha cuidado para não danificá-la com o alicate. Enquanto ambos estiverem agarrados, lenta e cuidadosamente balance a placa de circuito para trás e para frente para soltá-la. A única coisa que resiste à remoção é o botão que ativa o laser. Uma vez que este é liberado, o trabalho para remover a placa diminui.

Step 4

Teste os componentes e certifique-se de que não há curtos ou cortes no circuito. Se houver um curto, é provável que o semicondutor no laser foi destruído. Se houver um corte, então deve ser fácil de reprogramá-lo para restabelecer o caminho elétrico. Se não for o caso, então identifique o pequeno potenciômetro. Trata-se de um componente com um parafuso nele. Use o multímetro para medir a resistência da panela. Também meça a direção na qual a resistência é aumentada.

Step 5

Utilizando o potenciômetro, selecione sua maior resistência e conecte as baterias. Enquanto pressiona o interruptor do laser, gire o potenciômetro para resistências menores devagar e com cautela. Quando você vir qualquer sinal do laser, pare de girar. Em seguida, use aproximadamente 1/10 da velocidade para tentar ajustar o brilho ao máximo. Se sua caneta laser ainda não estiver funcionando, o reparo não será possível e você terá que trocá-la.

eHow Brasil
×