Como consertar uma esteira ergonômica que está travando

••• inifinity health and condition concept with running woman image by .shock from Fotolia.com

A correira das esteiras podem travar devido a uma série de motivos. Elas podem estar danificadas, descentralizadas, precisando de lubrificação ou a tração pode estar muito apertado ou muito frouxa. Os movimentos bruscos repentinos que o atrito de uma esteira produz podem causar lesões, por isso é aconselhável corrigir o problema. Para corrigir uma correia de esteira, você precisa executar a manutenção adequada, o que deve eliminar o problema.

Examine a correira

Passo 1

Ligue sua esteira, e configure-a na velocidade mais baixa, observe-a funcionar por vários ciclos.

Passo 2

Veja se ela tem rachaduras ou rasgos. Será necessário comprar uma esteira nova se esse for o problema. Caso a correira não possua rasgos, talvez seja preciso lubrificá-la.

Passo 3

Desligue a esteira e retire o plugue da tomada.

Lubrificação

Passo 1

Para desprender a correira da esteira, você precisará primeiro soltar os parafusos que a mantem no lugar. Eles normalmente ficam localizados nas partes frontais e traseiras da plataforma de andar. Gire os parafusos no sentido anti-horário para soltá-los.

Passo 2

Suspenda a correia e aplique o lubrificante (que pode ser comprado em qualquer loja que vende esteira ergonômicas) na plataforma. Leia as instruções do produto antes de aplicá-lo. No manual do proprietário, você encontrará os lubrificantes recomendados pelo fabricante da esteira.

Passo 3

Limpe e lubrifique os roletes da esteira enquanto a correia estiver levantada. Esse processo pode variar dependendo do fabricante, então cheque as instruções de manutenção do manual do proprietário. Normalmente, você pode fazer isso girando os parafusos ou pinos que prendem os roletes à plataforma para soltá-los e, usando um pano úmido, limpar os roletes, para depois aplicar o lubrificante.

Passo 4

Aperte os parafusos dos roletes para fixá-los novamente. Coloque a correia da esteira no lugar e aperte os parafusos desta. Ligue a esteira de novo e deixe-a funcionar por pelo menos cinco minutos, em velocidade baixa. Se a correira ainda estiver travando, talvez a tração precise ser ajustada.

Ajustando a correia

Passo 1

Consulte o manual do proprietário e procure os parafusos de ajuste que controlam a tração da correia. Estes devem estar localizados na parte da frente ou de trás da plataforma. Quando encontrá-los, você pode afrouxar a tração na correia girando os parafusos no sentido anti-horário. Se a tração estiver muito frouxa, gire os parafusos no sentido horário.

Passo 2

Procure os parafusos que controlam o alinhamento da correia de modo que você possa centralizá-la. Normalmente, eles estão localizados nas laterais da esteira. Para mover a correia para a direita, ajuste o parafuso do lado esquerdo. Para movê-la para a esquerda, ajuste o parafuso do lado direito.

Passo 3

Deixe a esteira funcionar por pelo menos cinco minutos na velocidade mais baixa. Talvez seja necessário reajustar a correia um pouco mais até encontrar a tração e alinhamento apropriados.

Mais recentes

×