O motor da minha esteira não está funcionando

••• man assembling a treadmill image by Leticia Wilson from Fotolia.com

Assim como qualquer equipamento de exercício, esteiras podem sofrer problemas mecânicos durante o uso. Quando o motor — uma das peças mais complexas da máquina — apresenta defeitos, pode precisar de conserto ou troca. Você pode resolver os problemas no motor em casa e fazer os consertos necessários na esteira.

Passo 1

Procure por problemas elétricos. Certifique-se de que a chave de energia da esteira está ligada e que o aparelho está conectado a uma tomada em funcionamento. Teste a tomada com outro aparelho para garantir que ela está funcionando. Ligue a esteira para permitir que ela inicie apropriadamente.

Passo 2

Desligue a esteira da tomada e retire a tampa do motor. Ela fica na frente da máquina, sobre o motor e outras partes elétricas. Em algumas máquinas, a tampa pode ser removida simplesmente puxando-a. Em outras, pode ser preciso retirá-la com chave de fenda ou chave inglesa ajustável.

Passo 3

Limpe qualquer sujeira ou poeira em volta do motor com um pano limpo. Confira a placa de circuito e todos os fios conectados ao motor para garantir que tudo está intacto. Uma placa de circuito defeituosa pode fazer com que o motor não ligue. Pode ser preciso trocar a placa para resolver o problema.

Passo 4

Cheque os fusíveis que ficam próximos ao motor. Fusíveis queimados são pretos ou marrons e farão com que a máquina não ligue. Encontre peças novas em revendedoras de esteiras ou com o fabricante.

Passo 5

Conecte a esteira na tomada novamente e tente ligá-la outra vez. Se ela ainda não funcionar, é provável que você tenha que trocar o motor. Você pode encontrar um motor novo com o fabricante da esteira ou em uma revendedora independente. Ao comprar o motor novo, certifique-se de que ele serve para o modelo e marca de esteira que você tem.

Mais recentes

×