Como consertar o limpador de para-brisa
man working on car image by palms from Fotolia.com
O seu para-brisa tem dado problemas ultimamente? Caso a resposta seja positiva, saiba que você não está sozinho e que os problemas que fazem com que essa peça não funcione como deveria podem ter uma causa muito simples ou muito complexa. Felizmente grande parte dos consertos desses limpadores podem ser resolvidos a partir das lâminas, do motor, da chave, do fusível ou parte elétrica do automóvel. No entanto, encontrar qual é a peça que está causando essa dor de cabeça demanda uma pequena investigação para solucionar o problema. A menos que haja fumaça quando os limpadores são acionados, então o problema pode ser resolvido pelo dono do automóvel.
Inspeção mecânica
Step 1
Ligue os limpadores e verifique se eles limpam o para-brisa. Se os limpadores se deslocam de uma lado para outro mas não limpam o vidro, então é necessário trocar as lâminas. As lâminas dos limpadores podem ser encontradas em qualquer loja automobilística e é possível que alguém instale ela para você caso não queira fazê-lo.
Step 2
Faça o teste para verificar a parte elétrica ligando os limpadores novamente. Caso eles hesitem em se deslocar, o pivô do limpador pode estar emperrado ou preso ao motor do limpador. Qualquer pequena movimentação das lâminas elimina a perda de energia eléctrica como a causa.
Step 3
Use uma chave de soquete para desparafusar o motor do limpador do carro e tente mover os limpadores manualmente. Se os limpadores se deslocarem sem dificuldades, o problema está no motor que, por consequência, precisará ser substituído. Caso os limpadores estejam emperrando, então o problema pode está nos pivôs que estão localizados onde a estrutura do limpador está presa ao veículo.
Step 4
Aplique um lubrificante nos pivôs e tente, mais uma vez, mover os limpadores. Às vezes é preciso desparafusar o pivô e deixá-lo de um dia para o outro no lubrificante. Consulte o manual de instruções do proprietário para obter ajuda sobre a localização/remoção dos pivôs.
Inspeção elétrica
Step 1
Verifique no fusível se não há indicações de energia quando o motor dos limpadores está ligado. A maioria das caixas de fusíveis podem ser encontradas no porta-luvas ou abaixo do painel. Consulte o manual do proprietário do carro para descobrir onde a caixa está localizada. Se o filamento está corrompido, então deve-se trocá-lo por outro de mesma amperagem.
Step 2
Verifique se a chave está ligada. A chave está localizada dentro do veículo, próximo à coluna de direção. A coluna de direção pode ser desmontada retirando os parafusos que seguram suas duas metades. Utilize o diagrama que pode ser encontrado no manual para estabelecer qual fio tem maior potência.
Step 3
Certifique-se de que não há transmissão elétrica ao fio adequado usando o detector de tensão. Se o detector verificar que não há transmissão elétrica, a culpa pode estar em um dos relés ou em um fio corrompido. Os relés podem ser facilmente substituídos usando o manual do proprietário como um guia para a instalação do novo.
Step 4
Leve o veículo até uma loja de material elétrico automotivo caso o problema seja a fiação. Problemas com fiação podem agravar-se com facilidade.
Mais Artigos
Como solucionar problemas de uma câmara frigorífica com um ventilador que não está funcionando→
Como diagnosticar problemas nas luzes do Toyota Corolla→
Como abrir um Ford Focus sem as chaves→
O que fazer quando o compressor de ar não funciona?→
Como solucionar problemas em um jet ski Yamaha →
Como identificar problemas em um Ford Focus que não está ligando→
Referências
Dica
- A maneira mais antiga de verificar o fusível é procurando por filamentos corrompidos, indicando um fusível queimado. No entanto, a maioria dos carros de hoje em dia possuem fusíveis que são virtualmente impossíveis de ver sem que haja a necessidade de removê-los.
Créditos Fotográficos
man working on car image by palms from Fotolia.com