Como identificar problemas em um Ford Focus que não está ligando

Identifique os problemas que estão impedindo seu Ford Focus de ligar

new car engine with red trim image by Raxxillion from Fotolia.com

Um problema de partida em seu veículo pode ser causado por um ou mais sistemas no carro. Pode ser tão simples quanto uma conexão solta na bateria ou tão complicado quanto um problema mecânico do motor. Há alguns motivos mais comuns que podem ser encontrados quando seu veículo não quer ligar.

Verifique a bateria

Step 1

Ligue seu voltímetro. Ajuste o indicador para um alcance de 20V.

Step 2

Coloque o polo da bateria positivo nos fios do voltímetro vermelho e preto respectivamente. Será exibido no voltímetro algo próximo a 12,5 volts. Caso contrário, recarregue a bateria ou substitua-a.

Step 3

Certifique-se de que os polos da bateria e os terminais estão limpos. Se necessário, limpe-os com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado com 180 ml de água e uma escova macia.

Step 4

Utilizando uma chave de fenda, remova as duas tampas do respiro do topo da bateria. Verifique se o nível de ácido no fundo dos anéis de enchimento está correto. Adicione ácido de bateria ou água destilada, se necessário. Substitua as tampas do respiro.

Verifique o sistema de partida

Step 1

Certifique-se de que a engrenagem de pinhão no motor de arranque está se engatando e girando o motor. Se sim, vá para o passo 4. Se não, prossiga para o passo 2.

Step 2

Remova o motor de arranque.

Step 3

Gire o flywheel utilizando um torneiro. Se girar sem dificuldade, pode haver um problema no sistema de arranque. Se for difícil ou impossível girá-lo, pode haver um problema mecânico e você deve levar seu carro até uma oficina para que um técnico possa inspecioná-lo, se necessário.

Step 4

Verifique todas as fiações do sistema de partida a partir da bateria até o solenoide do motor de partida (incluindo o próprio motor). Certifique-se de que as conexões estejam firmes. Conserte-as, se necessário.

Verifique o combustível

Step 1

Localize a válvula Schrader no trilho coletor de combustível. A válvula é parecida com uma válvula de ar em um pneu de bicicleta e está localizada próxima ao primeiro injetor de combustível no tubo de admissão.

Step 2

Cubra a válvula com um trapo e pressione a haste dentro dela com uma chave de fenda pequena. Use um trapo para apanhar o esguicho do combustível. Se houver combustível no tubo, vá para o próximo passo. Se não houver combustível, pode ser que o filtro e tubo de combustível estão restritos ou a bomba de combustível está ruim. Troque o filtro de combustível se necessário ou leve seu sistema de combustível para ser verificado por um técnico.

Step 3

Reinstale o injetor de combustível e desconecte o seu conector elétrico.

Step 4

Conecte uma luz indicativa no conector elétrico do injetor.

Step 5

Peça para uma pessoa arrancar o motor enquanto você observa a luz. Se não acender, há um problema no circuito e serão necessários outros testes feitos por um técnico. Se acender, o circuito está funcionando apropriadamente.

Verifique a vela de ignição

Step 1

Desconecte um dos fios da vela de ignição.

Step 2

Conecte um testador de vela no fio da vela de ignição.

Step 3

Coloque a outra ponta do testador em um bom apoio no bloco do motor. Um parafuso ou suporte no motor dará um bom apoio.

Step 4

Peça para uma pessoa arrancar o motor. Você deve ver uma faísca brilhante azul saltando pelo vão do testador de vela. Caso contrário, há um problema no sistema de ignição: distribuidores, bobina da ignição, módulo da ignição ou fios da vela ruins podem ser a causa. Peça para um técnico verificar seu sistema, se necessário.

Step 5

Remova as velas de ignição uma por uma utilizando uma catraca, extensão de catraca e soquete da vela de ignição. Verifique o vão da vela com um calibrador de folga de fios. Compare o vão com a especificação no manual do proprietário do seu carro, se for necessário.

eHow Brasil
×