Como consertar livros com a lombada solta

••• Irmgard/Wikimedia Commons

Consertar um livro com a lombada solta é um procedimento relativamente fácil que conserva a integridade do livro e impede que ele acabe no lixo. Em um livro manuseado com frequência, a lombada geralmente começa a se separar das páginas. Quando isso acontece, várias páginas podem acabar se soltando até desmantelar o livro inteiro. Um reparo de 5 minutos pode consertar a encadernação do seu livro e impedir que o problema se agrave.

Passo 1

Coloque o livro em uma mesa ou em outra superfície plana. Separe a lombada o máximo que conseguir do meio do livro e aplique a cola no interior dela. Agulhas de tricô ou hashis podem ser usados para aplicar a cola.

Passo 2

Abra o livro ao meio sobre a mesa e empurre as páginas firmemente contra a lombada. Abra um pouco a capa e empurre a primeira folha de guarda do livro contra a lombada com um pedaço duro de papelão. As folhas de guarda são aquelas páginas mais grossas que ficam próximas à capa e à contracapa. Faça o mesmo com a folha de guarda da contracapa.

Passo 3

Feche o livro e use o pedaço de papelão para pressionar gentilmente a extremidade da lombada, onde ela se junta à capa e à contracapa.

Passo 4

Coloque o livro entre duas tábuas que sejam um pouco maiores do que ele. Coloque 4,5 kg em peso sobre a tábua, tomando o cuidado de distribuir o peso igualmente. Se você não tiver tábuas, pode usar pacotes de farinha ou açúcar.

Passo 5

Deixe o livro secar por várias horas e volte a usar seu livro consertado para estudar.

Mais recentes

×