Como remover a cola da capa de livros

••• book 2 image by DLeonis from Fotolia.com

A cola da capa do livro está embaixo da lombada. Ela segura a capa no lugar, para que as páginas possam permanecer intactas e o livro possa ter uma capa e uma contracapa. A cola pode ser removida ao se substituir a capa ou se o livro for velho e estiver se despedaçando.

Passo 1

Insira o livro, do qual se quer tirar a cola, na prensa. As placas de apoio e a prensa seguram o livro no lugar para que haja acesso total à lombada do livro.

Passo 2

Molhe o papel toalha pardo levemente para que ele fique úmido ao invés de pingando. Dobre as pontas da toalha por mais ou menos 1 cm. Coloque o papel úmido na lombada do livro de modo que ele fique entre a parte de cima e a de baixo da estrutura. Cuidado para não usar o ferro a vapor muito próximo às extremidades da lombada, porque ele pode causar manchas no bloco de texto. O vapor do ferro amolece a cola, para que ela possa ser facilmente retirada.

Passo 3

Remova o papel úmido e use uma faca cega para raspar a cola da lombada. Se pedaços de gaze ou papel velho ficarem soltos com o vapor, eles também podem ser removidos do livro. Do contrário, eles podem permanecer intactos e a cola ser removida. O processo de vaporização pode ter que ser repetido para a remoção de colas mais grudadas.

Mais recentes

×