Como consertar uma pedra-sabão rachada

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A pedra-sabão é uma rocha relativamente macia, pois sua composição principal é o talco mineral. Isto a faz uma boa substância para esculturas e ornamentos (e, às vezes, para superfícies), mas também a torna mais propensa à fragilidade estrutural. Se um de seus produtos de pedra-sabão rachar ou quebrar, é possível consertá-lo sozinho.

Passo 1

Limpe a rachadura ou fenda com um pano úmido para garantir que esteja pronta para o reparo.

Passo 2

Use um pequeno pincel para aplicar epóxi na rachadura. Ele é uma cola extremamente forte. Coloque pigmentos da mesma cor da pedra no epóxi para esconder a área quebrada.

Passo 3

Coloque a pedra-sabão em um forno. A maneira mais eficaz para secar o epóxi é colocá-lo no forno a cerca de 200 ºC. Tire a pedra depois de 30 minutos, tomando o cuidado de usar luvas para proteger suas mãos.

Passo 4

Quando a pedra-sabão esfriar, raspe o excesso de cola da superfície. Qualquer fraqueza estrutural da lasca ou rachadura será consertada; agora é simplesmente uma questão de restaurar a aparência.

Passo 5

Use uma lixa de grão fino para lixar levemente a superfície da pedra-sabão. Faça movimentos graduais e circulares e continue lixando até que não haja diferença perceptível entre a área reparada e o resto.

Passo 6

Lustre a pedra-sabão com óleo de linhaça. Isso garantirá que ela recupere a oscilação original da cor e brilho e isso tornará o conserto quase invisível.

Mais recentes

×